Escolas comemoram a cultura popular das festas juninas com desfile em Mata de São João
Ontem (6) as principais ruas de Mata de São João foram tomadas por muita alegria e tradição. Alunos da rede municipal de ensino realizaram apresentações artísticas e culturais, num desfile promovido pela Prefeitura de Mata de São João, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC). O evento dançante e multicolorido celebrou em grande estilo a tradição nordestina.
Com cerca de 800 integrantes, entre alunos, professores e gestores, as escolas se concentraram na Avenida Arthur Torres, de onde partiram com alegria, ao som de muito forró. O tempo chuvoso que ameaçava o brilho do desfile não foi empecilho para espalhar o clima junino pela cidade.
A festividade marcou a abertura oficial dos festejos juninos no município. O Arraiá da Educação contou com o entusiasmo dobrado dos participantes, principalmente com a integração especial dos idosos do Amor e Vida, que participam de programas da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS).
A jovialidade dos alunos, misturada à sabedoria da melhor idade, levou alegria e irreverência, através de apresentações populares. Moradores e transeuntes pararam para observar com atenção a passagem de cada escola com seus adornos e belezas particulares.
O prefeito João Gualberto, o vice-prefeito Bira, o secretário da SEDUC Alex Carvalho e a secretária da SEMPS, Rita Miranda, participaram e vibraram com a animação da galera, durante todo o percurso.
Grande entusiasta da cultura popular, o prefeito João Gualberto ficou encantado com a beleza do desfile e a animação dos grupos. “Fica nítido porque o nosso São João é o melhor região. Aqui, as pessoas vivem com paixão essa festividade. O brilho nos olhos, a energia das pessoas, a decoração e as comidas típicas já mudam a atmosfera da cidade”, pontua.
Para o secretário Alex Carvalho, realizar o Festival de Quadrilhas Juninas é uma forma de resgatar e revitalizar a cultura junina nas escolas. “Precisamos fortalecer essa manifestação popular que é tão importante para nossa gente. Além disso, é importante para a preservação da cultura local e regional”, destaca.
Entre escolas e grupos da SEMPS, desfilaram de 15 representações. Pela Educação, estiveram as escolas municipais EMMB, Célia Goulart, Nadir Ribeiro, Valdete Seixas, Ezilda Pinto, Rosa Vieira, Robert Lima, Elias José, Maria Odília, Emanoel Fontes, Catarino Ribeiro, Arnaldo Prado, Maria de Lourdes, Antônio Francisco. Representando a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza desfilou o Amor e Vida.
O evento contou com o apoio e parceria da 53ª Companhia Independente da Polícia Militar, a 53ªCIPM e da Guarda Municipal.