A - Mais RegiõesEntretenimento

Escola de samba que falou de Mata de São João no enredo fica em terceiro lugar e autoridades matenses agradecem a homenagem

Com o samba enredo “Mata de São João – uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a mata de São João!”, a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé entrou na avenida no dia último dia 09 de fevereiro, homenageando o município matense, que é conhecido pelas belas praias de Imbassaí e Praia do Forte.

A agremiação, quarta colocada no Grupo Especial no ano passado, foi a quinta escola de samba a entrar no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, no primeiro dia de desfiles do Carnaval 2024, por volta das 3h35, com o samba enredo de autoria dos compositores Celsinho Mody, Chico Alves, Fabiano Tennor e Toninho Geraes, a escola trouxe desde de o artesanato a religião, pontos turísticos e belezas naturais que atraem turistas do mundo inteiro. Veja imagens do desfile aqui! No entanto apesar de encantar desde o ínicio do desfile com uma comissão de frente que retratava figuras em barro nativas e históricas da região, por cerca de dois décimos ficou em terceiro lugar, atrás de Mocidade Alegre1º lugar com seu bicampeonato e Dragões da Real em 2º lugar. Veja abaixo a pontuação:

Arte do G1
Print Potagem Instagram Prefeito Bira da Barraca

Em suas redes sociais o ex-prefeito João Gualberto postou um agradecimento pela oportunidade e celebração a história do povo matense.

O secretário de Turismo Alexandre Rossi a secretária de Cultura Manuela Rates junto com o prefeito “Bira da Barraca” também usaram as redes sociais para agradecer a homenagem e a oportunidade de vivenciar o momento especial, representando o povo matense no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, contemplando a história contada de forma artística e musicada as belezas naturais, a culinária, a fé e a tradição de Mata de São João.

Prefeito Bira da Barraca e a primeira-dama Jaque

No texto que escreveu em seu perfil oficial, o prefeito Bira enfatizou:

” Tenho certeza que cada matense sentiu-se orgulhoso da nossa cidade em rede nacional sendo cantada em um sambódromo. Confesso que quando avistei os carros alegóricos representando nossas igrejas, nosso São João, nosso cortejo e a paixão que cada participante colocou ao cantar nosso enredo fiquei arrepiado e em êxtase. Esse importante passo irá trazer muitos benefícios para nosso município, no turismo, na propagação da cultura e sobretudo, elevar o orgulho do matense. Valeu, Tatuapé! Eu acreditei!!!”

LETRA DO SAMBA ENREDO:

E lá da mata o tambor anunciou

Na aldeia ecoou o toque do Alujá

Kaô Kabecilê meu pai Xangô (bis)

É flecha Tupinambá

Canto forte de axé

Caraíba de além-mar… Verde caeté

Ouro negro, feito a pele do meu povo

Riqueza incorporada nesse chão

Oh! Linda mata de São João (bis)

Ê ê baiana, baiana boa

Remexe, Mainha, tempere o vatapá

Tem quindim, acarajé, tabuleiro de iaiá

Senhora dos navegantes

Redação