Economia

Empreendedorismo em alta no Brasil

O Brasil é um país empreendedor, tem hoje cerca de 52 milhões de pessoas que possuem um negócio próprio, que superaram a crise impulsionada pela pandemia criando e se reinventando para sobreviver e se diferenciar no mercado.

Em meio ao agravamento da pandemia de Covid-19, mais baianos resolveram apostar no empreendedorismo para superar a crise econômica e o desemprego, deixada pelo cenário pandêmico.

É o que aponta a Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb). De acordo com o órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), em janeiro deste ano, foi registrada a abertura de 2.624 novas empresas.

O Brasil é um país empreendedor, têm hoje cerca de 52 milhões de pessoas que possuem um negócio próprio.

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo não é apenas sobre ter um negócio, é muito, mas muito mais do que isso; é a capacidade de identificar problemas e oportunidades, criar soluções e investir recursos no desenvolvimento de algo positivo à sociedade.

Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas.

O empreendedor, em geral, é motivado pela auto-realização e pelo desejo de assumir responsabilidades, além de querer ser independente.

É um ser social, fruto da relação constante entre os talentos e características dele mesmo e o meio em que vive.

Ser uma pessoa empreendedora não está diretamente ligado a um negócio. Empreender pode ser visto como uma forma de agir, seja em casa, na escola, na universidade ou no trabalho. O empreendedorismo é muito mais sobre como você recebe e soluciona um problema.

Empreender é agir! Driblar as dificuldades e criar em meio inclusive a um cenário de crise, como o que atualmente o mundo vivencia, e ainda assim criar oportunidades e novas formas de lidar com o mercado com ideias inovadoras que transformam o mercado, seja ela qual for.

Então mexa-se, faça o dinheiro girar

No Brasil, os empreendedores têm um dia marcado no calendário para comemorar, 5 de outubro é, oficialmente, o Dia do Empreendedor. A data foi escolhida em homenagem à lei 9.841/1999 que instituiu o Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Temos motivos para comemorar esse dia? Temos, sim!

Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil chegou a 38% na TTE (Taxa de Empreendedorismo Total). O número indicado pela pesquisa significa que em torno de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio.

Vale destacar que o Micro e Pequena Empresa (MPE), dia após dia, mostra a sua importância para a economia brasileira, mesmo lidando com uma política de altos juros ainda formarem grandes empreendedores, tendo que lidar com uma política de altos taxas de juros para 6,25 % que já anuncia a sua alta agora no mês setembro.

A todos esses profissionais, o nosso máximo respeito pois empreender não é fácil, mas está no DNA do brasileiro, a índole de nunca desistir, mesmo diante da maior crise sanitária e econômica da história do planeta.

“Quero parabenizar a todos os pequenos e médios empreendedores, responsáveis por 30% do PIB no Brasil. Assim como eu, Suely Assunção, vocês arriscaram, não deixaram de sonhar e escolhem todos os dias investir e acreditar. E lembrem-se: escolha uma ideia, seja criativo( a). Faça dessa ideia a sua vida. Pense nela, sonhe com ela, viva pensando nela. Deixe o cérebro, músculos, nervos, todas as partes do seu corpo serem preenchidas com essa ideia. Esse é o caminho para o sucesso. A persistência pois os empreendedores falham, em média, 3,8 vezes antes do sucesso final. O que separa os bem-sucedidos dos outros é a persistência! Persista!!! Vocês são essenciais para o desenvolvimento econômico da nossa cidade! ” Destaca Suely.

Veja sobre o empreendimento de Suely Assunção no link a seguir:

https://www.instagram.com/suelyassuncao.modafeminina/

Suely Assunção é empreendedora, criadora da Boutique Suely Assunção Moda Feminina, Professora e Pedagoga de formação, que tem se reinventado em meio a crise.
Redação