Educação

Emoção toma conta na inauguração do novo prédio da escola Traços e Letras

A concretização de um sonho para os profissionais e proprietários, e a realização de um desejo de pais e alunos da escola Traços e Letras. É o significado da conquista do novo prédio da instituição de ensino particular

 

Emoção e festa marcou a inauguração do novo prédio da escola Traços e letras na última sexta-feira (20), no bairro da Rua Nova, em Catu-Bahia. Lembranças da história da proprietária Ana Teixeira preencheram os relatos de professores e funcionários, que almejaram e auxiliaram junto com sua filha, Flora Teixeira, tornar realidade o sonho de toda uma vida.

Secretária de Educação no município de Catu, Ana Teixeira já tem uma longa história com a educação e conta um pouco da sua trajetória na área, que tanto ama e que tanto se dedica com afinco: “alguns escolhem um caminho que vão seguir, outros são escolhidos. No meu caso, eu acho que eu fui escolhida. Quando eu vim para Catu, entrei na educação e entendi que esse era o caminho que eu precisava trilhar. Eu vejo como uma missão que eu tinha que desenvolver. As coisas foram chegando, as oportunidades foram surgindo e eu fui mergulhando nisso.”

 

 

Durante uma palestra no espaço de eventos da escola, professoras prepararam fotos e expuseram, através do retroprojetor, fotos do arquivo pessoal de Ana Teixeira. Momentos que marcaram a trajetória, retrataram a história da educadora e sua relação de paixão pela educação.

Por sua trajetória, Ana cultiva muitos admiradores. É o caso de Professor Seles, vereador da cidade, que também passou a vida se dedicando à educação: “ a professora Ana foi escolhida, a gente que acaba assumindo essa profissão não vislumbra ganhos financeiros. Ela planejou, projetou, se dedicou e hoje realiza um sonho, que é a inauguração desse espaço. É bom ressaltar que a professora não é reconhecida apenas no município de Catu, mas também no estado, isso marca uma característica forte dela como uma educadora exemplar. ”

 

A construção do prédio demorou cerca de nove meses, segundo Flora Teixeira. É a realização de um antigo projeto: “quando eu entrei na escola, tomei como prioridade a construção do nosso prédio e fui atrás de executar o projeto. A Traços e Letras já existe há quase 18 anos, então a gente tem o reconhecimento por parte da população na parte pedagógica, mas, a demanda dos pais, era que a gente tivesse uma estrutura melhor e hoje nós podemos oferecer isso. ”

A emoção estava retratada no semblante dos profissionais e de cada visitante que foi prestigiar e celebrar a conquista no novo equipamento. E foi com olhos lacrimejantes, que Maiara Machado, diretora da escola e responsável pelo projeto pedagógico, declarou: “o nosso projeto é embasado em fazer os meninos construírem o próprio conhecimento.  No caso da feira das nações, realizada hoje, os alunos fizeram uma pesquisa dos países, e tinham que escolher os mais pacíficos do mundo, com pesquisas relacionadas aos aspectos geográficos, naturais, culinária e relevo. Eles montaram os estandes e apresentam o trabalho ao longo do dia”, contou Maiara.

Convidados ilustres foram prestigiar a feira e a inauguração, como o prefeito Geranilson Requião e o renomado artista plástico Ed ribeiro. O artista catuense, que possui experiência de vivência fora do país, falou um pouco sobre a Finlândia, uma das nações abordadas durante as apresentações dos alunos e que Ed Ribeiro já visitou em uma de suas turnês, e pontuou: “entrei em quase todas as salas, mas  a que mais me identifiquei foi a do estande da Finlândia, onde estive recentemente e onde tenho uma filha de seis anos. A Finlândia é referência em educação e os alunos da Traços e Letras retrataram bem esse papel.”

Para fechar a festa, teve fogos de artifício, fanfarra, café da manhã nordestino e brinde para marcar a conquista almejada e esperada por todos. A professora Cláudia Rabelo, uma das mais animadas, dançou à frente da fanfarra, e destacou, “ficou difícil conter a alegria pelo sonho realizado. Hoje é dia de celebrar.”

 

 

 

 

 

Contato Traços e Letras: (71) 3641-3320

Rua Jorge Calmon, Loteamento Timbó, Quadra B, Bairro Rua Nova
48110000 – Catu-Ba   

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.