PSICOLOGIAS E COMPORTAMENTOS

Em meio a pandemia e isolamento social, o que se pode extrair de valioso para não sucumbir as emoções que deterioram a vida?

O texto do Psicólogo Pedro Jorge, do Espaço Sentir em Catu-Ba,  é um convite à vida e a superação de emoções destrutivas que ceifam vidas, e desconstroem histórias de quem está ao lado de pessoas que se deixam vencer pelos sentimentos nocivos à alma.

O ser humano em sua vida presencia ou vivencia muitos desafios sofrimentos, assim como muitas conquistas e alegrias, ou melhor, A vida é marcada por momentos bons e ruins, diante destes dois momentos a pessoa pode  encontrar um sentido e um aprendizado para cumprir a sua missão no mundo. Cada ser humano é único e tem uma importância para a história na sociedade.

Fazendo uma analogia entre sociedade e um corpo humano percebe-se que quando acontece algo com  uma pessoa envolve toda sociedade, ou seja, todos sofrem as consequências, porque se tem uma ligação Íntima e profunda, que não se restringe à ligação sanguínea o que faz necessário que cada um haja com empatia. Há comoção com o que se passa nos meios de comunicações; jornais, telenovelas ou filmes, mas se é incapaz de escutar o outro, aceitando apenas escutar o que há de bom deixando de lado as pessoas que sofrem. Expressões com: “deixe de ser vítima”, “já bastam os meus problemas” são comportamentos que podem colaborar para que uma pessoa sinta-se sozinha, quando às vezes querem apenas ser escutadas.

Com  certa frequência acontece na sociedade a pratica do suicídio, que podem ter diversas causas considerando que cada ser humano tem a sua subjetividade. Uma avaliação negativa da vida, uma perda, um problema socioeconômico, um vazio interior  pode levar ao desespero e optar por tirar a própria vida.

É relevante que cada pessoa tenha consciência. de que tem uma missão nesse mundo, que é responsável pelo outro, e que os problemas podem ser superados. Por isso é necessário está atento à própria vida, cuidando da saúde emocional, valorizando a dimensão religiosa, se porventura tiver fé, tendo paciência consigo e com o outro. Não pode haver engano; uma face sorridente pode esconder uma vida sofrida e um estado de desespero, que pode  vir a  levar  tirar a própria vida. Sempre  pergunte como o outro está, seja  paciente,  escute, sofra se escutar tal pessoa seja difícil, não julgue, cada um faça a sua parte.

A citação: “Quando se tem na vida algum porquê qualquer “como” se pode suportar.”  do filosofo Friedrich Nietzsche. É um convite à reflexão de que quando um ser humano reconhece que é importante para o mundo, que sua vida é valiosa independente do acontecimento ruim ele será capaz de enfrentar qualquer “como”, ou seja, qualquer coisa; que pode ser a perda de um ente querido, uma doença e o momento mundial que a humanidade está passando com o COVID-19. Nesse momento que não pode ser de desespero, mas de uma oportunidade de se repensar a própria vida, porque a vida vale a pena ser vivida independente dos acontecimentos.

Quando se tem na vida algum porquê qualquer “como” se pode suportar.” (Nietzsche).

Por Pedro Jorge Pereira Mota Queiroz
psicólogo
CRP-03/14976
Local de atendimento: Espaço Sentir ao lado da Osaf Catu-BA
Tel: 71-99700-5450