Política

Em levantamento realizado após passagem de Bolsonaro e Lula pela Bahia, ACM Neto segue liderando a corrida eleitoral, segundo Paraná Pesquisa

O levantamento apresentado nesta terça-feira (5) foi realizado entre os dias 30 de junho e 4 de julho, período em que Bolsonaro e Lula estavam na Bahia. Entre 1 e 2 de julho, Bolsonaro participou de eventos em Feira de Santana, Maragogipe, Cruz das Almas e Salvador. Lula, por sua vez, esteve em Salvador para rápida participação nos festejos do 2 de Julho.

Por Jorge Andrrade

Segundo a pesquisa contratada pelo site Bahia Notícias, que custou 35 Mil Reais e entrevistou 1640 eleitores em 72 municípios e o não revelou em quais as 72 cidades onde os dados foram colhidos do estado, ACM Neto (União) venceria no primeiro turno caso eleições acontecem hoje, uma vez que a soma dos votos dos adversários não chega à metade do valor acumulado por Neto.

No levantamento, ACM Neto (União Brasil) aparece com 58% das intenções de voto para as eleições deste ano. Jerônimo Rodrigues (PT) tem 15,8%, João Roma (PL) somou 9,1% dos votos. Estranhamente, mesmo com as presenças de Lula e Bolsonaro no estado no período em que os dados foram colhidos, ambos perderam quase dois pontos percentuais desde abril. O pré-candidato pelo PSOL, Kleber Rosa, caiu de 1,2% para 0,5%, e Giovani Damico (PCO) saiu de 0,5% para 0,1% das intenções de voto.

Votaram nulo, branco ou nenhum dos candidatos 9,8% dos entrevistados, enquanto 6,9% disseram não saber ou preferiram não responder ao questionário.

Neste cenário, ACM Neto venceria as eleições no primeiro turno. Entretanto, a ausência da relação das cidades onde os dados foram colhidos chama atenção.

O levantamento do Paraná Pesquisas ouviu 1640 pessoas de 72 municípios baianos. Realizado entre os dias 30 de junho e 04 de julho, a pesquisa tem margem de erro de 2,5% e intervalo de confiança de 95%. O estudo foi registrado no TSE sob o nº BA-07579/2022.

Redação