Educação

Em encontro na Unilab em São Francisco do Conde Catu fortalece laços internacionais

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no campus de São Francisco do Conde-BA, foi palco de um encontro estratégico entre representantes políticos e educacionais do Brasil e do Senegal. O evento contou com a participação de autoridades locais e acadêmicas, incluindo a Secretária de Governo do Município de Catu, Denize Barbosa de Jesus Almeida, conhecida como “Denize da Paróquia “que representou o Prefeito Pequeno Sales.

Entre os presentes, estavam a Coordenadora Suely Assunção, do Polo Unilab/Catu; Pedro Acosta Leyva, Diretor em exercício do Campus dos Malês; Samuel Azevedo, Diretor Presidente da Africa900-Centro de Referência Política; Modou Haara GAYE, Prefeito da cidade de Yeumbeul, no Senegal; Marivaldo do Amaral, Vice-prefeito de São Francisco do Conde; Elhane Gonçalves, Diretora do Instituto de Humanidades e Letras; Ryan de Menezes da Fonseca, representante da Pasta da Educação de Madre de Deus; e Marli De Randiaçu, Vereadora de Conceição do Coité.

Um dos principais temas debatidos foi a expansão do Polo Unilab/Catu, visando a ampliação da oferta de cursos presenciais na cidade. A iniciativa busca fortalecer a educação superior no município e ampliar as oportunidades acadêmicas para os estudantes catuenses.

Outro ponto de destaque foi o interesse do Prefeito Modou Haara GAYE em estabelecer uma parceria para levar uma comitiva de jovens estudantes da Unilab à IV Olimpíada de Verão da Juventude Dakar 2026, no Senegal. A proposta busca promover um intercâmbio cultural e acadêmico, aproximando os estudantes da realidade africana e estreitando os laços entre os países.

Além dessas discussões, foi assinado um memorando de entendimento entre a comunidade de Yeumbeul Sud e a Unilab, reforçando o compromisso com a cooperação educacional, cultural e de irmandade entre Brasil e Senegal.

Para a Coordenadora Suely Assunção, a troca de experiências e o acesso ao conhecimento são fundamentais para o desenvolvimento das comunidades envolvidas. “Não há fronteiras quando se busca o conhecimento”, destacou.

O encontro reafirma a importância do diálogo entre lideranças políticas e acadêmicas na construção de projetos que impactam diretamente a educação e a cultura, fortalecendo as relações internacionais e criando novas oportunidades para os estudantes de Catu e região.