Em clássico dos desesperados, Bahia e Vitória ficam no empate pela Copa do Nordeste
Situação das duas equipes é semelhante e causa preocupação aos torcedores.
Bahia e Vitória disputaram mais um clássico Ba-Vi neste domingo. A partida foi válida pela 6ª rodada da Copa do Nordeste. Jogando na Arena Fonte Nova, em Salvador, as equipes ficaram no 1 a 1. Osvaldo abriu o placar para o Rubro-Negro, enquanto Vitor Jacaré deixou tudo igual.
Com o empate, ambas as equipes aparecem no 7º lugar da sua respectiva chave. No Grupo A, Vitória soma apenas três pontos. Já o Bahia, no Grupo B, tem cinco pontos somados.
Agora o Bahia, lanterna do campeonato precisa vencer pelo menos os próximos dois jogos e ainda depender dos próximos resultados de jogos dos times para ficar em um boa colocação na tabela. Pior ainda para o rubro-negro, que está eliminado de mais um torneio – é a terceira despedida em apenas uma semana.
Com o resultado, o Leão não tem qualquer chance matemática de avançar. O time vai aos três pontos, mas só há mais seis em disputa. Assim, mesmo que ganhe as duas rodadas finais, não conseguiria alcançar os 10 pontos do 4º colocado, que hoje é o CRB.
Pelo lado tricolor, o 1×1 também não foi nada agradável. O Esquadrão chegou aos cinco pontos, e fica a cinco do Náutico, que, com 10, fecha a zona de classificação. Como o Bahia só pode chegar a um máximo de 11, caso ganhe ambos compromissos, tem que fazer sua parte e ainda torcer por combinações.
Confira a Tabela como ficou: https://m.lance.com.br/tabela#2023/Copa-do-Nordeste/Unica/
A primeira etapa foi movimentada, principalmente nos minutos iniciais. Logo aos 8 minutos, Osvaldo abriu o placar. Em jogada de contra-ataque, o camisa 11 correu nas costas da defesa adversária e entrou na área. Sozinho, bateu para o fundo do gol. Como resposta, o Bahia ensaiou uma recuperação com Vitor Jacaré, mas não teve sucesso. Rezende e Matheus Bahia também assustaram. Aos 33, Jacaré teve a melhor oportunidade ao mandar direto na trave. O gol do empate saiu aos 48. Cauly cruzou cruzado e Jacaré, na segunda trave, estufou as redes.
Na segunda etapa, o panorama manteve-se bem animado. O Bahia se lançou mais ao ataque e, aos 10, teve boa chegada. No lance, porém, Biel foi desarmado por Thiago Lopes. O Vitória respondeu três minutos depois, com Tréllez, que mandou muito perto da trave. Depois disso, o jogo foi ficando morno e com poucas chegadas. As duas equipes, bastante fechadas, não conseguiram balançar as redes e a partida terminou 1 a 1.
A torcida marcou presença e lotou a Arena Fonte Nova para ver o EC Bahia jogar. Com descontentamento do empate e desenvoltura do grupo, os torcedores vaiaram o time após o final da partida, enquanto comissão técnica e jogadores se retiravam do campo.
Insatisfação demostrada pelo torcedor Jorge Luis Gois, que levou o filho Samuel, portador da síndrome do espectro autista, para ver o Bahia como normalmente faz, segundo relato, para vivenciar um domingo de lazer com o filho, mas destacou a decepção com o resultado: “jogo horrível, o bahia está com um time medíocre, só isso que tenho a dizer. Lamentável.” Pontuou Jorge.
Os dois times voltam a jogar na próxima quarta-feira, mas por competições diferentes. O tricolor muda a chave e volta suas atenções para a Copa do Brasil: às 19h, visita o Camburiú no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú (SC), pela segunda fase do mata-mata nacional. Já o Leão entrará em campo pela 7ª rodada da Copa do Nordeste e recebe o Ceará no Barradão, às 21h30.
***Matéria com informações do Futebol Nacional e do Correio 24h com reedição de Donaire Verçosa.
Foto Capa: Felipe Oliveira / EC Bahia