Política

Eleições 2022: Municípios que possuem representantes no legislativo se desenvolvem mais

Aproximação das eleições acirra disputa pelos votos dos eleitores dos 417 municípios baianos. Entretanto, nem todos usufruem das benesses dos mandatos que ajudam a conquistar.

Via Na Resenha


O estado da Bahia, com seus 417 municípios, tem 63 deputados estatuais. São eles que aprovam o orçamento e defendem, através de emendas e intervenções direcionados ao executivo, os interesses de suas bases eleitorais. Assim, mesmo que na teoria todos os municípios tenham atenção igual dos poderes estaduais, na prática as cidades que possuem representantes no legislativo, que seja estadual ou federal, conseguem mais vantagens do que os demais.

Com a aproximação das eleições, no próximo dia 2 de outubro, a guerra pelo voto tem se intensificado. Deputados eleitos disputam com calouros as cadeiras das casas legislativas. Embora tenha uma vantagem inicial, sofre com as promessas não realizadas e com a desconfiança do eleitorado dos municípios que, durante quatro anos de mandato, não foram assistidos por seus representantes.

Ex-deputada e ex-prefeita de Pojuca, Maria Luiza Laudano ajudou no desenvolvimento de Pojuca durante seu mandato

Localizada a poucos quilômetros de Salvador, o município de Pojuca-Ba teve durante 8 anos uma forte representante no legislativo estadual. Foi durante os mandatos da ex-deputada Maria Luiza Laudano que a cidade decolou e passou a ter uma enxurrada de obras e de benefícios que surpreendiam devido ao tamanho da cidade. Na mesma linha o município de Simões Filho sempre gozou de vantagens. A cidade, fronteiriça com Salvador, tem dois deputados estaduais trabalhando em prol de seus interesses. Eduardo Alencar, ex-prefeito da cidade e, a primeira dama Kátia Oliveira. Com o reforço dos dois parlamentares, a cidade vem recebendo vantagens e suas emendas proporcionam a realização de obras e a oferta de serviços públicos.

Ex-Deputado e atual Prefeito de Mata de São João João Gualberto


O fenômeno se repete em municípios como Mata de São João, que contou com João Guaberto nos últimos anos com representatividade na Câmara Federal, antes retornar para gerir novamente a cidade nos braçso do povo. Dias D’Ávila também já tem Claúdio Cajado como representante. Mas, Alagoinhas é destaque no quesito representantes no legislativo e avanços estruturais devido a força de sus deputados que, mesmo quando estão na oposição ao prefeito de plantão, defendem os interesses da cidade.


Assim, Alagoinhas vem florescendo ano após ano com apoio de deputados federais e estaduais; Joseildo (PT) Ramos, Paulo Azi (União) são exemplos da importância de se ter representação ativa.

Denize Barbosa, Acm Neto e Dep. Paulo Azi

A importância de ser bem representado


Para Denize Barbosa, mas conhecida como “Denize da Paróquia” por conta do seu trabalho nas Paróquias de Catu e região, a ex-vereadora e candidato a deputada estadual pelo União Brasil, “é compromisso e responsabilidade que o candidato depois de eleito tem que assumir com suas bases. Catu nunca teve um representante legitimo e sempre padeceu por não ter uma porta certa para bater em busca de mais avanços”. A assistente social, que tem em seu currículo a defesa dos direitos dos idosos e milita como voluntária em diversos conselhos comunitários, avalia que se eleita, “não abrirá mão de defender os interesses dos eleitores de Catu e dos municípios vizinhos”. Enfatiza.


A plataforma defendida pela candidata, que tem forte base católica, vai da defesa dos direitos das mulheres até a busca por oportunidades para famílias que dependem da agricultura familiar. Temas como aborto e liberação das drogas também são pontuados por Denize Barbossa, que enfatiza a necessidade de “aprimorar as políticas públicas de saúde para as mulheres, fortalecer o planejamento familiar e a disponibilização de métodos anticoncepcionais, além do enfrentamento a violência de forma mais efetiva, dando inclusive possibilidades de sustentabilidade para que as mulheres possam empreender e serem independentes, se livrando das garras e da dependência do seu agressor.” Pontua.

Denize Barbosa


Questionada sobre como pretende atrair investimentos, Denize Barbosa lembra que:

“Catu tem uma importância capital na região. Possui acesso a duas BRs, água de qualidade e terras plenas e com bons acessos. Falta voz dentro do legislativo e, por isso coloquei meu nome a disposição dos eleitos. Vou defender de forma aguerrida a atração de investimentos para o município, além da elaboração de políticas públicas que possam atender às necessidades da população”.


Denize Barbosa lembrou ainda que: “Não só Catu receberá atenção especial no meu mandato, mas todas as cidades onde firmarei compromisso. Entendo que, fortalecendo os municípios limítrofes, contribuímos com a formalização da região. Uma região forte é sinônimo de municípios fortes e prósperos”, completou a candidata do União Brasil.

Redação