Política

Eleições 2020: Catu bate recorde de candidatos a prefeito

A disputa para o cargo de prefeito em Catu nunca teve tantos candidatos como nesse ano de 2020.

Por Roberval Silva

Catu, uma cidade que já foi conhecida no país inteiro como a terra do petróleo, dessa vez tem atraído olhares para o cenário político local. Pois a disputa desse ano para o cargo de prefeito contará com seis candidaturas. Todos os candidatos são estreantes numa disputa pela prefeitura.
Os nomes para a disputa ao cargo de prefeito são: Cicero Reis (Avante), Dr. André (PSD), Gil do Fórum (PROS), Guto Góes (DEM), Pequeno Sales (PTB) e Santos e Santos (REDE). Todas as candidaturas aguardam julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Relembre as eleições anteriores:
Em 1996 numa eleição com quatro candidatos, sendo eles: José Domingos Vasques dos Santos, Ednaldo Alves da silva e de dois médicos que cercearam a disputa: Orlando Dantas e Nardson Sales, este sendo eleito.
Na eleição de 2000 apenas dois candidatos: de um lado o Dr. Nardson que buscava sua reeleição, do outro, o futebolista Antônio Pena que de virada ganhou o pleito com um pouco mais de 56 por centos dos votos.
Já na eleição de 2004, surgiram nomes que até os dias atuais influenciam os resultados das eleições. Como no caso: Glicina Carvalho e Geranilson Requião. Somado a esses nomes, os catuenses tiveram a participação mais uma vez dos veteranos Nardson Sales e Antônio Pena. A eleição contou também com a rápida participação de Lourival de Jesus Melo, conhecido como Louro, que logo no início renunciou à candidatura. Nessa disputa com apenas quatro candidatos, Gilcina que levou a melhor.
A eleição de 2008 que mais parecia o segundo tempo da disputa de 2004, só que sem a presença de Antônio Pena, foi composta pelos três candidatos Dr. Nardson Sales, Geranilson Requião e Gilcina Carvalho. Apesar de não ser algo comum nas disputas em Catu, Gilcina conseguiu se reeleger.
2012 foi a eleição mais disputada da história de Catu, os cardíacos sofreram nessa eleição que, diferente de 2008, foi a eleição do “lado amarelo” e do “lado vermelho”. Mais uma vez a eleição contou apenas com dois candidatos: Nardson com seu eleitorado cativo, que o seguia por anos, e Geranilson que, diferente de 2008, teve o apoio maciço da igreja evangélica tendo na vaga de vice um pastor. Apesar de algumas pesquisas darem como certa a volta de Nardson à prefeitura, Geranilson Dantas Requião foi quem levou a melhor.
A eleição de 2016 teve a participação de três candidatos, contudo já definida nas pré-candidaturas, de um lado Geranilson buscando a reeleição, do outro Nardson Sales e, a terceira via ficou a cargo do Ex-presidente da Câmara Municipal de Catu, o Professor Adilson. A eleição foi vencida por Geranilson com ampla vantagem.
Com a proximidade das eleições, o cidadão deve ser bem criterioso na escolha dos seu representante, já que esse ano o que não falta é candidato (a). Façam suas apostas.


Redação