Doze atletas do CT PássaroX trazem medalhas para Catu do Campeonato em Camaçari
A manhã do último domingo(06) foi repleta da arte suave na cidade de Camaçari, na quarta etapa do campeonato baiano de Jiu Jitsu, no ginásio de esportes da Cidade do Saber
O domingo(06) chuvoso não foi impedimento para que atletas de várias cidades da região metropolitana, interior da Bahia e Capital baiana, saíssem da cama em direção a Cidade do Saber, em Camaçari(Ba), que fica a 46 km de Salvador.
O Jiu Jitsu ganha cada vez mais adeptos em todos os cantos do país, tendo em sua essência princípios como respeito ao próximo, disciplina, comprometimento, e ainda trabalha o emocional dos seus praticantes para canalizá-las de forma correta, amadurecendo o trato com essas emoções, já que uma ação bem pensada nesse esporte com a técnica empregada da maneira correta e na hora certa, coopera para bons resultados de quem a pratica.
O Centro de Treinamento PássaroX, teve 14 alunos competindo, e 12 levaram medalhas nessa competição. Foram eles: Kauã Luciano(Ouro), Gustavo Silveira(Ouro), Maicon Lago(Ouro), Jefferson Kenji(Ouro), Samuel Barbosa(Prata), Uilian Cardoso(Prata), Rafael Rodrigues(Prata), Matheus Alves(Bronze), Newton Anjos(Bronze), Franciele Lima (Bronze), Felipe Chaves(Bronze), João Vitor(Bronze).
Atleta da cidade, Gabriel Medeiros(8 anos), veio com seus pais Cícera e Joival e sua irmã Iasmim, cheio de estilo com cabelo pintado de azul, motivado para competir mais uma vez representando a academia Raiz Jiu-Jitsu, do bairro do Gravatá. Ele mostrou toda a sua empolgação no visual, e conta porque escolheu o arte suave; “ eu passei por vários esportes, capoeira, Karatê, mas não me adaptei a nenhum. Faço Jiu Jitsu há um ano, se vou ser profissional ou não, isso vou deixar para decidir quando crescer.”
O evento contou com a presença de autoridades da cidade, como subsecretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Camaçari, Cláudia Gomes Rivas, do vice-prefeito José Eudoro Tude, que estava representando o prefeito Antônio Elinaldo Araújo da Silva, e do presidente da Câmara de Vereadores Oziel Santos(PSDB), que junto com a Prefeitura de Camaçari, deu todo suporte ao evento, tornando possível a realização, tendo ainda premiações diferenciadas para incentivar os atletas a competirem.
A viabilização das premiações foram feitas através do apoio do Legislativo e do Executivo da cidade. E foram: uma passagem de ida e volta para Sul Americano em novembro, no Rio de Janeiro, e para o faixa Preta, uma inscrição para o Sul Americano, além de Kimonos para as outras categorias.
Segundo o presidente da Câmara, que recebeu um certificado de honra da Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA, a ideia é cada vez mais incentivar a prática do esporte no município, inclusive inserido através de projeto de lei a modalidade no calendário esportivo da cidade, já que ele foi autor da lei do incentivo ao esporte em Camaçari, e decidiu apoiar o evento desde que este lhe foi apresentado pelo presidente da Federação, Evandro Nascimento, que buscou a casa legislativa para apoiá-lo realização da competição.
Só de Camaçari foram cerca de 150 atletas participando da competição, o que para Evandro, é a prova de que se o poder público ajudar, o resultado pode ser cada vez melhor. “ Um acontecimento esse, incentiva principalmente jovens de baixa renda a prática do esporte, que em um domingo como esse estão aqui com suas famílias, tendo um norte para a sua formação, baseados em princípios éticos, que vão auxiliar na formação de indivíduos muito mais conscientes e capazes, para contribuírem como cidadãos na construção de um mundo melhor.”
A próxima competição que os atletas catuenses do CT Pássaro irão participa, é a Segunda Copa Open de Jiu Jitsu, no dia 03, também na quadra da Cidade do Saber, às 9h da manhã.
Para o sensei Douglas Pinto, responsável pelo CT Pássaro, é mais uma oportunidade para mostrar o trabalho que Catu vem fazendo no esporte, que assim como Oziel Santos apoiou o evento em Camaçari, também vem sendo apoiado pela Prefeitura Municipal de Catu, através do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Adonay Silva. “Tenho certeza que em breve, vamos realizar um evento como esse na nossa cidade.”
Contatos do Centro de Treinamento PássaroX: (71) 99621-3016 / (71) 99914-2249