DONA MARIA PENA CELEBRA SEUS 84 ANOS JUNTO À POPULAÇÃO CATUENSE
A aniversariante Maria Pena, viúva do ex-prefeito Antônio Pena, tem uma história respaldada no amor aos menos favorecidos e uma entrega de uma vida inteira dedicada ao serviço social dentro de fora da política, motivos que encheram a casa da família em Catu-Ba de populares nesse dia 02 de junho
No último sábado, 02 de junho, a antiga e mais atual do que nunca residência da família Pena, localizada em frente antiga estação de trem de Catu, no centro da cidade, foi palco de uma grande festa surpresa em homenagem a Maria Pena, que foi recebida com todo carinho pelos seus admiradores e familiares, em café da manhã que celebrou seus 84 anos de vida e história com povo catuense.
A quem diga que Maria Pena, viúva do ex-prefeito Antônio Pena, é considerada a irmã Dulce de Catu. Ela que segundo relato de populares, sempre tratou com igualdade, carinho, respeito e caridade todas as pessoas, a fez por onde receber esse título, antes, durante e depois a gestão de Pena. Abraçando as pessoas em situação vulnerabilidade social como se estas fossem da sua família.
A comunidade não se esqueceu do legado que dona Maria deixou, com isso, se reuniu e a surpreendeu com um café da manhã na sua antiga residência. Mesmo a sempre amada do povo não gostando muito de festas,mas, por ser algo do povo para ela, a emoção tomou conta do seu interior. “Nunca gostei de aniversário, embora, essa surpresa que o povo fez para mim, eu tenha gostado. Jamais vou me esquecer da minha gente. Os tenho no coração como filhos e filhas.” Perguntada sobre a falta que faz o saudoso Antonio Pena, a ‘mãe dos pobres’ fala; “Pena, não era para ter morrido agora, o povo o amava tanto, saudades eternas”, (emocionada).”
Marcou presença no aniversário de Dona Maria Pena, um antigo conhecido da família e apoiador político do Ex-prefeito Antônio Pena(In Memorian),o Dep. Estadual Roberto Carlos (PDT), enfatizou a amizade com a família de longas datas, por isso ressaltou, “não podia deixar de dar o meu abraço à aniversariante nessa festa promovida pelo povo. É uma alegria muito grande estar comemorando o aniversário da mulher que sempre foi a coautora do sucesso da carreira política do meu amigo pessoal Antônio Pena. Tudo o que eles fizeram por Catu é motivo de respeito.”
O deputado destacou também, me emocionou com os relatos que vi e ouviu sobre a ex-primeira-dama; “é motivo de inspiração para mim. Estou no meu quarto mandato de Dep. Estadual, sou pré-candidato a reeleição, e me inspiro muito na trajetória da família Pena, em especial, na de Dona Maria. Pessoas que vieram debaixo, como eu, e nunca mudaram sua forma de ser, viver, ver e servir aos mais carentes.”
Populares presentes, relataram unanimes o respeito e o carinho que sentem pela aniversariante. Ela que é dita como a “mãe dos pobres” tem um histórico pautado em servir os mais necessitados.
Noêmia Barbosa, atualmente coordenadora do programa de Desenvolvimento e Proteção a Pessoa Idosa, trabalhou com Maria Pena na secretaria de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos, destaca que o coração é grande e a sensibilidade à flor da pele de Maria. “Quando se fala dela com o povo os olhos brilham, a emoção toma conta. Presenciei várias vezes ela abrir a bolsa e tirar do seu próprio salário para comprar remédio, enxoval para recém-nascidos quando no setor já havia acabado. Eu Já ouvia falar da sua dedicação aos pobres desde a gestão pós-Pena, e passei a admira-lá ainda mais, quando convivi na ação social. E estou aqui por amor e admiração a essa mulher.” Declarou.
A neta Lorena Pena (28 anos), conta como é poder ver sua avó sendo tão bem recepcionada pelo povo. “Estou feliz em ver minha avó sendo tão bem tratada pelos catuenses.”
Gabriela Pena (29 anos) que é a neta mais velha, cita como se sente em ver sua avó homenageada pelo povo, ‘é um momento especial, minha avó foi surpreendida por todos e é notório que ela está muito feliz”.
Márcio Pena (44 anos), que é amigo da família fez questão de ir parabenizar Dona Maria pessoalmente “tudo que dona Maria fez por Catu no social me deixa impressionado, eu jamais poderia deixar de vir dar o meu abraço e os parabéns a ela que faz parte da história do catuense.”
Entre os convidados, estava presente a secretaria de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos Jussara Campos, esta que é amiga pessoal de Dona Maria Pena, conta abertamente sobre a amizade entre ambas “eu amo dona Maria, é muito gratificante poder prestigiar este momento, já que me considero parte da família, desde 1990, quando trabalhei diretamente ligada a ela, é uma pessoa que respeito muito, vi seus feitos enquanto primeira dama e sei o quanto ela fez e faz pelo povo.” Todos os presentes puderam atestar a veracidade desse amor entre dona Maria e Jussara, quando esta deu-lhe o primeiro pedaço do bolo de aniversário.
Foi um café da manhã em ritmo de forró, com a presença do Grupo de dança da melhor idade Estrela D’Alva, que se apresentaram em homenagem a dona Maria Pena. Muitas das componentes do grupo relataram histórias emocionadas que vivenciaram com a ‘irmã Dulce’ de Catu.
Um vídeo gravado com amigos como Prefeito Geranilson Requião, Rita Pinto, Jussara Campos, entre outros, além de familiares como os netos Lorena Pena e Roberto Pena, presente na comemoração, emocionou Maria Pena com seu depoimento, onde relatou no vídeo, que tem em suas memórias de infância, o serviço constante prestado por seus avós ao povo, como o baluarte da vida dos dois. “ A história de vida dos meus avós é respaldada no serviço social aos menos favorecidos. Exemplo de amor e dedicação que fica latente na vida de quem os rodeia, inclusive na minha.”
Música, comida juninas, que é um dos cardápios preferidos de dona Maria, foi o buffet escolhido para o café da manhã festivo. Que teve parabéns pra você com forró da banda “Os Caçulinhas do Forró.”