Notícia

Dom Geraldo Majella – Um legado de fé e dedicação

Neste sábado , o Brasil perdeu uma de suas grandes figuras religiosas, Dom Geraldo Majella Agnelo. O arcebispo emérito de Salvador, de 89 anos, faleceu em Londrina(https://www.londrina.pr.gov.br/), Paraná. A causa da morte não foi divulgada. Como presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Majella desempenhou um papel integral na leitura da carta que beatificou Santa Dulce em 2011.


Vida e Ordenação


Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, Dom Geraldo Majella foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1957, na Catedral de São Paulo. A ordenação foi realizada pelo arcebispo auxiliar de São Paulo, Dom Antonio Maria Alves de Siqueira.

Carreira na Igreja Católica


No decorrer de sua carreira na Igreja Católica, Dom Geraldo Majella desempenhou várias funções de destaque. Atuou como diretor espiritual e professor em diferentes seminários e, na década de 1960, tornou-se professor na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Posteriormente, foi diretor e professor da Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busato de Toledo.

Arcebispo de Londrina


Em 1982, Dom Geraldo Majella foi nomeado arcebispo de Londrina. No ano seguinte, assumiu o posto de Arcebispo Metropolitano da cidade e presidente da Comissão Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde permaneceu até 1987.
Durante seu mandato, fundou, em parceria com Zilda Arns, a Pastoral da Criança. O programa surgiu na cidade de Florestópolis, que na época, possuía uma das maiores taxas de mortalidade infantil do estado.

Arcebispo de São Salvador da Bahia


Em janeiro de 1999, o Papa João Paulo II nomeou Dom Geraldo Majella como Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia. Durante seu mandato, foi eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2003.
Beatificação de Santa Dulce
Dom Geraldo Majella teve um papel fundamental na beatificação de Santa Dulce. Em 2011, leu a carta apostólica sobre a beatificação e foi responsável por escrever a oração da santa.

Oração a Santa Dulce dos Pobres


Senhor nosso Deus,
lembrados de vossa filha,
a santa Dulce dos Pobres,
cujo coração ardia de amor por vós e pelos irmãos,
particularmente os pobres e excluídos,
nós vos pedimos:
dai-nos idêntico amor pelos necessitados,
renovai nossa fé e nossa esperança
e concedei-nos, a exemplo desta vossa filha,
viver como irmãos,
buscando diariamente a santidade,
para sermos autênticos discípulos missionários
de vosso filho Jesus.
Amém.

Últimos anos e morte

Dom Geraldo Majella permaneceu em Salvador até 2011, quando teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Bento XVI. Desde 2014, residia em Londrina por escolha própria.

O religioso já vinha enfrentando problemas de saúde desde o final de 2022, quando sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). Seu sepultamento será na Cripta da Catedral Metropolitana de Londrina, onde já estão sepultados o primeiro bispo e arcebispo, Dom Geraldo Fernandes Bijos, e o terceiro arcebispo, Dom Albano Botoleto Cavalin.

Legado de Dom Geraldo Majella

O legado de Dom Geraldo Majella vai além de sua atuação como sacerdote e arcebispo. Como líder espiritual, ele tocou a vida de muitos com seu amor e dedicação ao serviço de Deus e dos necessitados
(Fonte:NI)