Esporte

DOIS MIL ATLETAS PARTICIPAM DA CORRIDA DA RONDESP EM DOMINGO DE SOL E CHUVA NO CAB

Segunda edição da corrida de rua contou com participação de corredores amadores, profissionais e pessoas com deficiência.

Dois mil corredores, entre civis e militares, participaram na manhã deste domingo, 29, da 2ª edição da Corrida da Rondesp, nas ruas do Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

A edição de 2022 teve como campeões os atletas: Aderlânio Silva, primeiro lugar geral 5k ( masculino) com o tempo de 16’49”; Edina Gregória, primeiro lugar nos 5k feminino com o tempo de 20’31”; André Santana foi o ganhador dos 10k na categoria geral masculino com 31’33”; Carla Guimarães foi a mulher que mais correu nos 10k feminino com o tempo de 41’42”. Entre os militares, os primeiros lugares ficaram com Reginaldo Amorim, bi-campeão da Corrida da Rondesp com o tempo de 19’24,em 5k; Miriam Matos com o tempo de
23’23” em 5k e fechando o pódio os militares mais rápidos nos 10k ficaram com Simone Vieira, no feminino com o tempo de 45’33” e Roberto de Araújo fechando 10k com o tempo de 44’28”.

Nem mesmo a chuva, nos primeiros minutos iniciais da corrida esfriou a disposição dos atletas que vieram de várias partes do estado, como Catu e Ilhéus.

A largada contou com os primeiros atletas, pessoas com algum tipo de deficiência, em cadeiras de rodas, muletas e até mesmo com guias, como os corredores deficientes visuais.

Leandro Lima é paraplégico. Perdeu os movimentos das pernas há 11 anos, após um acidente com moto. Ele estava alcoolizado e sem capacete. Hoje, além das marcas na cabeça, que teve que ser aberta numa cirurgia para desobstrução de um coágulo, por conta da queda, ele carrega também as marcas no corpo. Uma tatuagem com a data do acidente. Mesmo sem poder mais usar as pernas, sorri e tira, de letra, do episódio fatídico uma lição e uma missão “Hoje quase não bebo mais, sou consciente, comecei a malhar, cuido da minha saúde e como PCD disputo vários campeonatos. Hoje estou melhor do que ontem. Não morri. Tô vivo”, celebra o atleta que corre numa cadeira de rodas adaptada.

Os primeiros campeões da corrida foram conhecidos em menos de 20 minutos do evento. Reginaldo Amorim pela segunda vez consecutiva conquistou o primeiro lugar entre os militares. O tenente da reserva da Polícia Militar da Bahia foi o ganhador da primeira edição da Corrida da Rondesp, também disputando os 5 quilômetros. O bi-campeão que entrou para o esporte por conta do sobrepeso, já que pesava 89kg, hoje se orgulha não só das vitórias na pista como também vencer a balança e o sedentarismo “Estou com 64kg. Treino cinco dias por semana. Só descanso às segundas e sextas. Correr é apenas um verbo. É um vício. É vida…vida saudável”, celebra o bi-campeão.

Miriam Matos se orgulha dos diversos pódios na carreira de mais de 20 anos de atletismo. Ela foi neste domingo, a mais rápida mulher militar nos 5 quilômetros. Há apenas dois anos na PMBA, a soldado do 12ºBPM – Camaçari, como civil já foi medalha de ouro
no Campeonato Norte-Nordeste de Atletismo – em 2013 e representante da Bahia na São Silvestre. Para ela, essa medalha é a primeira de muitas que espera ganhar para corporação.

O evento, realizado nas ruas do Centro Administrativo da Bahia, com percursos de 5 e 10 quilômetros, contou ainda com a presença de diversos oficiais da Polícia Militar da Bahia, entre eles, o comandante-geral da corporação, coronel Paulo Coutinho, que chegou cedo à corrida mas por estar contundido, não correu. “Corro diariamente e participo de todo os eventos de corrida para movimentar o corpo e ser um estímulo para minha tropa. Essa de hoje vou ficar só assistindo mas é bonito ver o povo acordar para cuidar da saúde. Isso tem que ser um hábito”, reforça o comandante-geral.

Para o organizador da prova, o professor de Educação Física da COMVIDAFIT, Vagner Alves, o sucesso do evento começou nas inscrições “Superamos a marca de mais de dois mil atletas inscritos nesta edição. Tivemos três pontos de hidratação durante todo o percurso, uma arena diversificada com stands de café, frutas, espaço kids, palco coberto com show de samba. Agora, nossa responsabilidade para a terceira edição no ano que vem está ainda maior”, finalizou Alves.

A 2ª Corrida da RONDESP é um evento realizado pela CIPT/RONDESP Central, PMBA e FBA, organizado pela COMVIDA FIT e conta com o patrocínio da SUDESB e GOVERNO DO ESTADO e apoio do SHOPPING DA BAHIA e CAFÉ SANTA CLARA.

Redação