ComportamentoComunidadeEducação

Dia do soldado movimenta o Colégio Ágappe nessa sexta-feira

Turmas do maternal, Jardim um e dois do  Colégio Ágappe se caracterizaram em homenagem ao dia do Soldado e ao Patrono do Exército Duque de Caxias

 

 

No dia do soldado, 25 de agosto, os alunos da Educação Infantil do Colégio Ágappe se vestiram a caráter para comemorar a data. Todos os anos a escola faz a comemoração, e esse ano não foi diferente, as turmas do Maternal, Jardim I e II aproveitaram a caracterização para poder relembrar o motivo da comemoração da data.]

É um costume do colégio dar destaque a datas comemorativas e envolver os alunos nas celebrações. Os pais dos alunos abraçam a ideia e fazem questão de ver os filhos caracterizados. A diretora da instituição, Vera Serrão, falou um pouco sobre o motivo da escola fazer questão de comemorar o dia do soldado todos os anos: “É importante para que as crianças entendam o amor à pátria. A gente faz o projeto e trabalha com eles. Os pais amam vê-los caracterizados e os meninos ficam empolgados demais, ” pontuou.

 

Na turma do Jardim I, as fantasias são criadas e costuradas pela própria professora da turma, Eva Santos. Todos os anos uma nova ideia surge e as crianças contam os dias para poderem se caracterizar. Aproveitando a empolgação dos alunos, os professores falam sobre o motivo da comemoração. Eva falou um pouco sobre a importância da celebração acontecer todos os anos na sala de aula: “Temos que preservar essa tradição para que as crianças cresçam respeitando os soldados e também outras autoridades que são responsáveis por nossa segurança. Esse é um passo para que eles cresçam e se tornem adultos de bem”.

O dia soldado é comemorado em 25 de agosto no Brasil, por ser o dia em que nasceu Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que se tornou patrono do Exercito Brasileiro, recebendo o título de Duque  após a vitória conquistada para o Brasil na guerra do Paraguai, em 1869.

Nascido em 1803, na Vila de Porto Estrela, na cidade do Rio de Janeiro, Duque de Caxias teve sua carreira militar iniciada ainda bem pequeno, aos cinco anos de idade, como cadete de primeira classe.

 

Aos trinta e quatro anos foi o responsável por apaziguar a região maranhense onde aconteceu a revolta da Balaiada. Além dessa, foi vitorioso em várias rebeliões em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, como na revolta dos Farrapos.

Atuava junto de D. Pedro II, o que o tornou ministro da guerra por três vezes consecutivas.

Sua carreira no exército durou cerca de sessenta anos, vindo a falecer no ano de 1880, após grandes conquistas. Participou ativamente da vida política, como conselheiro de Estado, presidente do conselho e ministro de Guerra, até retirar-se, por motivos de saúde, para a fazenda de Santa Mônica, em 1878, onde morreu.  Duque de Caxias tornou-se patrono do Exército Brasileiro, por decreto federal em 1962.

São considerados soldados aqueles que se alistam para prestar serviços em defesa do país, na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica. Além também do corpo de bombeiros, polícia militar, entre outros.

 

 

Redação