ComunidadeRepórter vai às ruasSaúde

Dia D de vacinação contra gripe tem público tímido no último sábado

Segundo a secretaria de saúde do município de Catu  até agora cerca de 59% por cento do público-alvo para vacinação contra influenza foi atingido. No último sábado a procura pela vacina foi tímida nos postos

 

A campanha de vacinação contra a gripe teve o seu Dia D no último sábado (13) e tem como a meta, imunizar cerca mais de 54 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários. O Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses para a imunização, que esse ano tem os professores como integrante do público–alvo.

A meta é vacinar 90% do público até o dia 26 de maio de 2017, quando termina a campanha. A vacina protege contra os três subtipos do vírus recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

O dia 17 de abril   foi o início da campanha contra a influenza que termina no dia 26 deste mês e tem como objetivo vacinar 54,2 milhões de brasileiros. Em Catu, a vacinação conseguiu até agora a marca de 59% do público-alvo, segundo Lindacy Mauricio da Silva Melo, coordenadora da vigilância epidemiológica do município de Catu, “ os 16 postos estiveram abertos durante todo o dia para atender a população, porém a procura pelas doses foi pouca.”

O foco do Ministério da Saúde esse ano  para imunização da influenza são: gestantes, mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias, crianças de 6 meses a 5 anos, indivíduos com mais de 60 anos e aqueles que possuem alguma doença crônica que afetam a imunidade. Também se vacinam, professores da rede pública e privada, trabalhadores do sistema prisional, prisioneiros e adolescentes que estão sob medidas socioeducativas.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o ministério da saúde e a Secretaria de Saúde do Município, orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

 

O Secretário de Saúde do município Marcus Torres, destacou que a meta é alcançarmos cerca de 75% do público alvo até o dia 26 deste mês. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito, por isso a importância de se vacinar o mais rápido possível, para não ter contato com o vírus. ”

“Também temos disponível a vacina da febre amarela para quem ainda não se vacinou, possa aproveitar a oportunidade para se imunizar, lembrando que para tal é apenas uma dose por toda a vida.”

 

A professora aposentada Petina Lúcia Amado de Carvalho (69), não perdeu a oportunidade e foi se vacinar  “destaca que todo ano participa ativamente da campanha e depois disso, nunca mais teve gripe. Jamais tive qualquer tipo de efeito colateral, pelo contrário, quando tomo me sinto mais disposta e aconselho a todos a se imunizar o quanto antes. Afinal estamos falando de uma doença que pode até matar.”

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

O último boletim de influenza do Ministério da Saúde aponta que, até 6 de maio deste ano, foram registrados 605 casos de influenza em todo o país. No ano passado, o Ministério da Saúde registrou 12.174 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 10.625 foram por influenza A (H1N1), sendo 1.987 óbitos.  Em relação ao vírus Influenza A (H3N2), foram notificados 49 casos e 10 mortes em 2016.

 

 

 

 

 

 

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.