Detran-BA promove live do Maio Amarelo sobre segurança no trânsito nesta terça-feira (4)
Neste mês, os estados promovem ações do Maio Amarelo, movimento internacional pela redução no número de acidentes nas ruas e estradas. Na Bahia, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realiza nesta terça-feira (4), às 9h, a live “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito” , tema da campanha do movimento em 2021. A transmissão será pelo Instagram do órgão (@detranbahia).
O evento terá a mediação da coordenadora de Saúde do Detran-BA, Karla Kalil, com a participação do presidente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Antônio Meira, e do especialista em trânsito e segurança viária, Luide Souza. “Vamos tratar das recentes mudanças na legislação e de propostas para a redução de acidentes, com o envolvimento dos poderes públicos e da sociedade civil”, explicou Kalil.
Para marcar a campanha, a fachada da sede do Detran-BA, na Avenida ACM, em Salvador, ganhou iluminação especial em tom amarelado. O órgão também vai promover ação educativa durante os exames práticos de direção, seguindo os protocolos da Covid-19, além de realizar postagens de conscientização nas redes sociais.
Sobre o Movimento Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo propõe uma ação coordenada entre o Poder Público, iniciativa privada e a sociedade civil para discutir o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada a engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
O Movimento Maio Amarelo nasceu dentro do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade civil para discutir o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada a engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Com os representantes do Maio Amarelo, o OBSERVATÓRIO amplia a sua rede de colaboradores que desejam se envolver e praticar ações visando a redução das mortes e sinistros no trânsito. A meta é fortalecer ações pela segurança viária em todo o Brasil.
“Os representantes do Maio Amarelo recebem os conteúdos do movimento em primeira mão para que possam efetuar as ações em suas áreas de atuação, pois entendemos que todos têm em seu DNA a causa, e farão muito pelo movimento, independente da nomeação deste ano”, destaca José Aurelio Ramalho, diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Os representantes são voluntários e têm como tarefas engajar o Movimento a toda a sociedade, estimular os veículos de comunicação a divulgar e discutir o tema trânsito, conceder entrevistas e depoimentos, propagar a conduta lícita, respeitosa e prudente no trânsito e realizar atividades referente ao Maio Amarelo em seu estado, entre outras atividades frequentes. Eles recebem orientação de como realizar atividades para o Movimento Maio Amarelo, não somente no mês que marca o movimento, mas durante todo o ano.
“Os representantes são peças fundamentais para fomentar as ações do Maio Amarelo por todo o País e, assim, motivar e envolver mais pessoas a se engajarem por um trânsito mais seguro. Os representantes também somam forças pela redução dos sinistros”, reforça o diretor-presidente do OBSERVATÓRIO.
Fonte: Ascom/Detran-BA e o maioamarelo.com