Esporte

DESAFIO BLUE BELT EM CATU TERÁ LUTAS COMBINADAS DE JIU JITSU

Uma competição com lutas combinadas entre 34 atletas que reúne competidores dos estados da Bahia e Sergipe vai movimentar a cidade de Catu

O desafio Blue Belt (faixa azul), foi elaborado por etapas, onde foi feita uma seletiva dentro da própria equipe Atos Brasilian Jiu Jitsu, nas suas filiais dos estados Bahia e Sergipe, de forma única será realizado pela primeira vez, em Catu-Ba, no dia 09 de dezembro, às 19h, no Clube CEPE.

O objetivo é gerar entre os alunos das suas filias (Centro de Treinamentos) uma maior interação, e também incentivar jovens a conhecer a arte suave, pela disciplina e direcionamento que ela proporciona, auxiliando na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres.

Segundo a sua coordenação, o evento promete levar muita emoção, tanto para os atletas como para o público em geral. E servirá como base para futuros desafios, de acordo a cada graduação (faixa) onde após escolhidas as cidades onde existem filiais da equipe, novos eventos acontecerão.

A cerimônia atende um público cada vez mais atento ao esporte e a qualidade empregada nele. Os competidores vêm de cidades como: Salvador(Ba), Pojuca(Ba), Paulo Afonso(Ba), Aracaju(Se) Nossa Senhora do Socorro(Se), Nossa Senhora da Glória (Se),  Boquim(Se), Carira(Se), Jandaíra(Se), Dias D’ávila(Ba) e também Catu(Ba).

Serão 17 lutas, com o total de 34 atletas, distribuídos em 5 categorias; até 65 kg, 75 Kg, 85 Kg, 95kg e 110kg. Onde serão definidos campeão e vice de cada luta. O Sensei Douglas Pinto, que é o faixa preta mais jovem do nordeste, é quem vai capitanear o evento, e destaca a importância dele: “Catu, vai ser palco de um desafio pioneiro e de grande proporção. O curioso, é que era algo pequeno, mas como foi ganhando visibilidade, fomos agregando lutadores interessados de equipes convidadas. A expectativa é de uma noite marcante, que coloca Catu como expoente do esporte na região.”

O presidente da Federação de Jiu Jitsu do Estado de Sergipe, Emílio Santos Nascimento, revela que a perspectiva a respeito do evento são as melhores possíveis e que já planeja realizar o mesmo desafio em outras cidades.

O evento traz também uma visão humanitária, misturando esporte e solidariedade. Quem for ao Desafio Blue Belt prestigiar as lutas, vai poder ajudar com 1KG de alimento não perecível,  e todo alimento arrecadado será doado para instituições filantrópicas e famílias carentes.

A troca das entradas pelos alimentos poderão ser feitas nos seguintes locais: Centro de Treinamento PássaroX, Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (Centro Administrativo), Recanto do Açaí, Atacadão Vitória e Monte Sinai.

O Secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Adonay Silva está otimista. “A expectativa é a maior possível. O intuito é mostrar a cidade que o esporte pode mudar vidas. O município tem grandes potenciais e estamos incentivando a cada dia. A ideia é fazer a população conhecer melhor o trabalho dessa ala esportiva. Catu merece isso.”

Na manhã do sábado da competição, haverá movimentação no centro da cidade, onde será feita a pesagem dos atletas. O Desafio começa pontualmente às 19h do dia 09 de dezembro, no CEPE. A realização é do CT PássaroX, do Clube dos Empregados da Petrobrás, da Prefeitura de Catu e da Federação de Jiu jitsu do estado de Sergipe.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.