A - Mais RegiõesPolítica

DERROTA DA CHAPA MAJORITÁRIA COMPROMETE A REELEIÇÃO DOS DEPUTADOS DEMOCRATAS

A decisão de ACM Neto por retroceder a disputa eleitoral pelo governo do estado, está deixando as candidaturas à deputado do partido completamente sem força na disputa eleitoral, sem falar no fato de vários candidatos nada receberem do fundo partidário somando-se a falta de palanque dos pretendentes aos cargos

Desespero total na campanha dos deputados ligados a chapa de Zé Ronaldo, que também apoia Geraldo Alkmin na Bahia. O resultado da pesquisa Ibope revelado agora à noite jogou um balde de água fria nas expectativas de candidatos de primeira viagem e também em deputados que buscam a reeleição.

A falta de palanque e o crescente esvaziamento da candidatura majoritária pode levar nos próximos dias a várias baixas nas coligações. Some-se a isso o fato de que vários candidatos nada receberem do Fundo Partidário e, consequentemente, não conseguem tocar suas campanhas. A divulgação da pesquisa Ibope também demonstrou a evolução dos intensões de votos para senador. Em um cenário onde duas vagas são disputadas, Jaques Wagner segue liderando com 41% das intenções de votos, seguido pelo Irmão Lázaro que possui 21% das intenções de votos. Ângelo Coronel consegui evoluir, chegou a 15%.

Derrota para Neto

Os números da pesquisa Ibope representam uma derrota avassaladora para o prefeito ACM Neto, também presidente nacional dos Democratas.  Neto era cotado para enfrentar Rui Costa nas eleições estaduais, pontuando bem em várias pesquisas. Todavia, o prefeito de Salvador declinou da oportunidade devido a problemas na formação da chapa majoritária. Outro ponto teria sido a possibilidade de permitir que o MDB chegasse ao poder em meio a uma crise envolvendo a família Vieira Lima.

A derrota vindoura no próximo dia 7 de outubro também colocará em xeque a sucessão municipal e pode, pela primeira vez na história de Salvador, colocar um prefeito petista na cadeira municipal simultaneamente a ocupação do Palácio de Ondina pelo mesmo partido.

Texto: Jorge Andrade- DRT 4500