A - Mais Regiões

Deck do Parque da Cidade é inaugurado com super palestra de Fernando Guerreiro

Fernando Guerreiro palestrando

Música, arte, cultura e teatro foram alguns dos temas debatidos na tarde desta segunda-feira, 29 de abril, durante a inauguração do Deck do Parque da Cidade. Artistas e estudantes compareceram para conhecer melhor o novo espaço cultural e também para assistir às apresentações.

A abertura do evento foi feita pelo Secretário de Cultura e Turismo, Ricardo Matense, que na oportunidade lançou a Agenda Cultural do município. De acordo com Ricardo, a agenda cultural será baseada em três pilares, sendo eles: o Parque da Cidade, com Palco e Deck, a Casa da Cultura e as comunidades. Em sua fala, Matense revelou que está estreitando relações com a Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, para futuras parcerias.

O Prefeito Marcelo Oliveira lembrou que, ao longo dos anos, a gestão municipal proporcionou uma reestruturação das redes de saúde e educação no Município. “Hoje, com essa entrega, nós fortalecemos a cultura em nossa cidade, esse local tem o propósito de aprimorar talentos e fortalecer os artistas locais”, pontuou o chefe do executivo.

Para entregar o Deck, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo montou uma grade de apresentações, com exposição de quadros, recitais e encenações de artistas locais. Quem chegava ao local, logo via e contemplava telas do artista plástico Álvaro Magalhães.

A escritora, professora e Secretária de Educação do município, Maricélia Rodrigues, carinhosamente conhecida como Boneca, declamou Poesia de sua autoria, logo após, a arte das palavras ficou por conta da estudante Renata Raiana, de nove anos, que estuda na Escola Municipal Maria Odília Vasconcelos.

Quem também deu o ar da graça com suas poesias, foi o poeta, ator e dramaturgo Odair Campos, logo após, sua pupila, atriz e artista plástica Sheila Paiva, fez sua apresentação.

O ponto alto do encontro foi a palestra do produtor cultural, Fernando Guerreiro. Conhecido no cenário artístico nacional por ter popularizado a retomada do teatro baiano no país, além de ser um grande descobridor de talentos conhecidos, no teatro, na televisão, ou no cinema a exemplo de Wagner Moura, Vladimir Brichta, Renato Piaba, Victor Broz, Daniel Boaventura, entre outros, Guerreiro já dirigiu mais de 30 espetáculos, entre eles estão A Bofetada, Os Cafajestes, Boca de Ouro e Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia.

Encantado com Mata de São João, Guerreiro pontuou a importância da valorização da Educação em Mata de São João. “Educação puxa a cultura e com isso, a cidade respira novos ares”, disse o diretor.

Fernando contou ao público muito sobre sua trajetória de vida, desde quando era economista, passando por diretor teatral, até os dias de hoje, quando atua como Presidente da Fundação Gregório de Matos. O agente cultural deu muitas dicas aos artistas presentes. Experiente, com um recorde nacional, ele mantém sua peça “A Bofetada”, há 32 anos em cartaz, Guerreiro também atua como radialista, no programa Roda Baiana.

Para os presentes, o momento foi mágico, “estou bebendo dessa fonte de cultura, extraindo essas experiências para aplicar em minha vida”, contou a estudante Andréa Santana, que sonha em ser artista. Uma das mensagens deixadas por Fernando foi a persistência, “nunca desistam, vocês vão receber muitos nãos, mas não se sintam satisfeitos, se joguem e criem suas oportunidades”, finalizou.

Após o encontro, foi servido ao público um coquetel. A noite também foi regada com roda de capoeira, boa música, na voz da cantora Lorena Ferraz, que esteve ao lado dos músicos Erley e Miagui.

Fonte:PMSJ