Curso técnico ou graduação?
A atual crise econômica tem deixado milhões de brasileiros desempregados. A Prepara Cursos traz para Catu novas oportunidades para quem busca recolocação no mercado de trabalho ou deseja contemplar novos horizontes profissionais
A prepara instalada em Catu há pouco mais de um mês, oferece cursos profissionalizantes que vão auxiliar a inserção de jovens no mercado de trabalho, como também a reinserção de pessoas que estejam buscando mudar a área de atuação, tanto por falta de oportunidades de emprego, como por falta de identificação com a área que atua.
Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), destaca que o maior aumento do desemprego em 2017 é estimado que seja no Brasil, entre as economias do G-20 e adicionará 1,4 milhão de novos trabalhadores sem emprego à sociedade até 2018. A OIT estima que, de 2016 à 2017, o exército de desempregados no planeta aumentará em 3,4 milhões.
Com 10 anos de mercado, a Prepara Cursos está presente em diversas cidades da Bahia, a exemplo de Salvador, Pojuca, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Ibotirama, Vitória da conquista, Barreiras, entre outras cidades do estado.
Bartira Medeiros Marcos, líder da unidade da Prepara em Catu, destacou que o intuito maior da escola é trazer oportunidades de qualificação da mão de obra. “Hoje muitos jovens precisam ir para outra localidade para buscar capacitação profissional, mas nós viemos com intuito de mudar essa realidade, abrindo as portas para o conhecimento. ”
A prepara é uma franquia que está no mercado há mais de 10 anos como a melhor escola de curso profissionalizante do Brasil, é o que afirma Joanderson dos Santos Lôbo, franquiado da prepara e diretor em Catu, Pojuca e outra em Salvador, Alagoinhas é outra gestão. ” A eficiência da escola, já posso dizer que já está comprovada mercadologicamente, tendo em vista que a prepara está em diversos municípios na Bahia; a prova disso é que chegamos aqui em 08 de abril, e já temos 08 pessoas reinseridas no mercado de trabalho na cidade em pouco mais um mês”, pontua Joanderson.
A certificação de qualidade da ABF, Associação Brasileira e Franchinsing, faz da escola profissionalizante tetra campeã como melhores franquias do Brasil (2008-2010-2011 e 2016) e oferece cerca de 90 cursos, para que cada pessoa possa se encaixar na área que mais tiver haver com suas pretensões profissionais.
Bartira Medeiros fez questão de destacar que a SSRH, é empresa de recursos humanos na região, estabelecida em Alagoinhas, que anda junto com a Prepara para encaminhar alunos da escola para o mercado de trabalho. “ Nós recebemos vagas de diversas empresas da região, como Motopel, a Sermec, que inclusive atua aqui em Catu e que nos solicitaram alunos da área de saúde, então fizemos uma pré-seleção e encaminhamos para empresa. É um projeto que a Prepara tem em todas as suas escolas chamado primeiro emprego, e que procura dar ênfase em todos os lugares que atua ”, enfatiza Bartira.
Situada bem no centro comercial de Catu, rua Desembargador Pedro Ribeiro, próximo ao banco Itaú, a Prepara tem a facilidade de ter horários flexíveis. “ Os alunos vão na unidade dois dias na semana, uma hora de relógio. O horário é definido segundo a disponibilidade do aluno. A escola abre às 8h da manhã e vai até às 19h. A carga horária pode ser ajustada, o aluno pode até ir a semana toda para acelerar a conclusão do curso, fazendo a sua grade de horários podendo conciliar trabalho, estudo e profissionalização,” diz Bartira.
Os cursos são ministrados em um espaço climatizado e bem estruturado, cada aluno com seu computador, utilizando um método híbrido, que consiste em dois modos de aprendizagem, ferramentas digitais onde o aluno estuda sozinho e em grupo com professor e colegas em atividades colaborativas e interativas.
Segundo Coach de RH Geovanne Barreto destaca a importância de um curso profissionalizante no atual mercado: “ o aumento da taxa empregabilidade dos cursos técnicos tem recolocado os mesmos como boa opção para reinserção ao mercado de trabalho, que encontra-se inflado de profissionais com boa formação acadêmica, mas com dificuldades em relocação em virtude das vagas oferecidas serem mais técnicas do que de nível superior. ”
O saber fazer é o diferencial para concorrer as maiorias das vagas oferecidas, muitos profissionais não tem tido outra alternativa para se recolocar novamente no mercado, a saída tem sido migrar para outras carreiras profissionais, ocupando vagas que não carecem de formação de nível superior, através dos cursos profissionalizantes voltados para o mercado da eletroeletrônica, edificações, logística, websites, segurança no trabalho, técnico de enfermagem, técnico industrial, administração e tantos outros que abrem portas para novos horizontes a serem contemplados por quem quer inserção no mercado de trabalho. ”
Facebook: Prepara Catu