Cruz Vermelha Brasileira em parceria com a Prefeitura de Catu realiza mais de 1000 atendimentos de saúde preventiva da mulher
A Cruz Vermelha segue com seu ônibus levando atendimento a diversos municípios baianos.
Após Pojuca a segunda cidade contemplada com o ônibus da Cruz Vermelha Brasileira que oferece atendimentos de sáude preventiva da mulher foi Catu-BA, onde durante três dias, 17, 18 e 19 de outubro, as mulheres do centro e zona rural, foram contempladas com diversos serviços. O veículo disponibiliza íinumeros exames como: mamografias, preventivos, testagens rápidas para Hepatite, HIV e Sífilis, além de ultrassonografias de mama, tireoide, axilas e pélvica.
Confira reportagem no instagram da Revista @catu.acontece:
https://www.instagram.com/p/Cyj-rsoNtC8/
Prefeitura Municipal de Catu apoiou o evento da Cruz Vermelha Brasileira para trazer atendimentos de saúde da campanha “Outubro Rosa é o Ano Inteiro”, que visa alertar as mulheres para o autocuidado durante todos os meses do ano, buscando ajuda médica no SUS ao menor sinal de alteração mamária. Além disso, montou uma estrutura ao redor com projeto de Cara com a gestçao que ofereceu serviços de diversas secretarias para a população, além de aula de zumba, apresnetação de música e atividades recreativas e serviços de beleza ofertados pela Secretaria de Assistência Social.
Durante os três dias da operação “Arena de Saúde”, a equipe de voluntários da Cruz Vermelha Brasileira ofereceu serviços que impactaram numa maior flexibilização da demanda suprimida em Catu, principalmente das mulheres de 40 a 60 anos, que foram a maioria dos atendimentos.
17 de Outubro – Terça-feira
- Massoterapia: 48 atendimentos
- Exames preventivos: 63 atendimentos
- Pressão arterial: 102 atendimentos
- Testes de Glicemia: 102 atendimentos
- Mamografias: 81 atendimentos
- Testes de IST: 19 atendimentos
Total: 415 atendimentos
18 de Outubro – Quarta-feira
- Massoterapia: 53 atendimentos
- Exames preventivos: 57 atendimentos
- Pressão arterial: 130 atendimentos
- Testes de Glicemia: 130 atendimentos
- Ultrassonografias: 118 atendimentos
- Mamografias: 63 atendimentos
- Testes de IST: 10 atendimentos
Total: 561 atendimentos
19 de Outubro – Quinta-feira
- Massoterapia: 48 atendimentos
- Exames preventivos: 23 atendimentos
- Pressão arterial: 53 atendimentos
- Testes de Glicemia: 53 atendimentos
- Ultrassonografias: 63 atendimentos
- Mamografias: 62 atendimentos
- Testes de IST: 08 atendimentos
Total: 310 atendimentos
Total Geral de Atendimentos: 1.286
Segundo Jucimary Cerqueira, que veio da localidade dos “40” para realizar os exames: ” eu vir logo no ínicio da ação pois queria garantir meu atendimento. Já tinha tempo que estava precisando e realmente considero uma benção de Deus hoje pude fazer tudo que preciso num lugar só.” Destacou.
Anailza dos Santos, da “Fazenda Baixa de Cinzas” enfatizou sua gratidão: ” esse era o único exame que estava faltando fazer do meu check-up e hoje finalmente eu fiz, deu tudo certo, atendimento do médico maravilhoso, só tenho a agradecer. ”
O Prefeito Pequeno Sales destacou a relevância da parceria com a Cruz Vermelha enfatizando que os atendimentos são de extrema importância para ofertar mais possibilidades de cuidados com a saúde da comunidade. “Investir na saúde é investir no futuro da nossa cidade. Essa parceria é um exemplo do que podemos alcançar quando trabalhamos juntos”, afirmou o prefeito.
O coordenador das Ações da Cruz Vermelha na Bahia. o pojucano Eduardo Umbelino, destacou a importância dos erviços ofertados em Catu e em todas as cidades por onde o ônibus vai passar: “Estamos comprometidos em levar atendimentos de saúde de alta qualidade às mulheres mais vulneráveis na Bahia. A detecção precoce é a chave para o tratamento eficaz de ínumeras doenças, como por exemplo o câncer de mama, de útero e tireoíde. O nosso ônibus de saúde da mulher desempenha um papel fundamental nesse esforço. Gostaria de poder atender a todas as mulheres sem distinção que precisam de atendimento, mas acredito que assim como em Catu, estamos conseguido diminuir a demanda suprida de mulheres que aguardam por atendimento.” Afirmou.
A estimativa do Institituto nacional do Câncer é que até 2025, surjam cerca de 704 mil novos casos de câncer até 2025, sendo a maioria na mama. Por isso, a importância da Campanha do “Outubro Rosa”. Eduardo enfatizou que “a mulher deve estar atenta, fazer o autoexame e identificando qualquer alteraçáo, buscar o Sistema Único de Saúde para que a doença possa ser tratada precocemente e assim as chances de cura é muito maior.” Pontuou.
A próxima parada do ônibus será no município de Itagimirim, divisa do Sul da Bahia, onde os atendimentos ocorrerão entre os dias 23 e 25 de outubro. A continuidade desses serviços é um compromisso da Cruz Vermelha Brasileira na Bahia e uma prova do intuito da mesma em promover a saúde e o bem-estar das comunidades locais.
Mais informações sobre as ações da Cruz Vermelha e Eduardo Umbelino no link a seguir: