CulturaEducação

Criatividade, arte e música atrai catuenses para final do projeto ‘Música Viva’

Alunos da Rede Municipal contaram sua história  através de composições próprias trouxeram som e arte ao palco da Praça Geonísio Barroso, na Aruanha em Catu-Ba

Em sua segunda edição, o Projeto Música Viva, empolgou alunos da rede municipal, familiares, professores e autoridades em Catu. Todas as escolas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) participaram do projeto, onde vários talentos foram descobertos.

 

O projeto concilia arte e educação, promovendo competições musicais entre estudantes com composições autorais. Os 16 selecionados da Música Viva participaram da etapa final do projeto na última sexta-feira, dia 09, tendo inicio as 16h os alunos da rede municipal de Educação, que após serem selecionados nos mini festivais estudantis, realizados em 12 escolas participantes do Projeto Música Viva, subiram ao palco  e apresentaram  músicas de diversos estilos.

 

A abertura contou com a presença de torcida organizada entre alunos das escolas representadas e da Fanfarra da FAMEG, fazendo uma festa que chamou atenção de quem passava pelo local.

Guilherme Scott, professor de música e coordenador do evento

Guilherme Scott, professor de música e coordenador do evento, conta que o projeto tenta trazer a voz dos estudantes. “Eles tem a oportunidade de colocarem suas historias e suas mensagens através das composições para comunidade ouvir, por isso trouxemos esse evento para o palco da cidade”. Destacou.

O projeto contou com 12 finalistas; os intérpretes passaram por atividades como oficina de canto, dança e performance com os professores da área; e músicas gravadas no Studio profissional.

 

 

O júri foi formado pela professora Kelly do IF baiano campus Catu, MC Osmar, Rafael (professor de música do colégio Raimundo Xavier), Fernando Martins professor de música do IF Baiano- Campus Catu e Keu Guerra, compositor e coordenador de Cultura do Estado.

 

Ao final das apresentações todos os alunos receberam suas medalhas e 3 alunos foram premiados com o troféu e premiação, sendo assim sagrados campeões dos eventos.

A intérprete feminina, Sibele de Jesus, 13 anos, do colégio Jorge Luz, teve a sua canção escolhida pelo júri, a mesma, expressou a sua felicidade em ter chegado a vitória e representar o público feminino; “ essa sensação é a melhor de todas, a oportunidade de está aqui e ainda ganhar, só tenho a agradecer”. Destacou.

Os intérpretes masculino ganhadores, foram: Bruno soares, 18 anos, do colégio Gilberto Alves e Rodrigo Barros, 19 anos, do colégio Ana Bitencourt, ambos agradeceram a oportunidade de mostrarem as suas composições e se admiraram com a quantidade de pessoas presentes na plateia catuense que foram prestigiar.

Diretor de cultura do município de Catu, João Ferreira Júnior- de Calça Preta e camisa preta e branca

O Diretor de cultura do município de Catu, João Ferreira Júnior, agradeceu aos colaboradores do evento e conta que participou de cada detalhe do projeto: “satisfação imensa ver esse trabalho ser finalizado com todo esse sucesso, 2019 o projeto ‘música viva’ continua, e também o ‘festival de música’ do município, que estará aberto para as bandas da cidade”. Destacou .

Prefeito da cidade Geranilson Requião e Sec. Educação Ana Teixeira, ambos discursaram enfatizando a importância do projeto para a valorização do jovem e incentivo ao talento da juventude catuense