CRESCE A PROCURA DO TURISMO NA BAHIA
Com aquecimento da economia, a procura por destinos baianos, tem se tornado prioridade de turistas dentro e fora do país. A segurança, conforto, belezas naturais e festividades locais, são alguns itens que são levado em conta na hora de definir o destino da viagem
Turistas do mundo inteiro procuram um destino para passar suas férias, principalmente no início do ano. A Bahia é um dos estados mais procurados, por ser um local com comemorações religiosas, festivas, além da receptividade do povo baiano que atrai turistas do mundo inteiro.
O setor turístico apresenta em 2018 um quadro mais estável que em anos anteriores. De acordo com a expectativa da secretaria de Turismo (SETUR), o estado até o término desse verão deverá ter cerca de 5,6 milhões de turistas, entre brasileiros e estrangeiros. É um incremento de 8,4% do fluxo em relação a temporada do ano anterior. Para a secretaria, a atual estação é um dos fatores principais para o incentivo de passageiros dos quatro cantos, representando 37% dessa fatia.
Para o secretário da pasta José Alves, “o vasto território da Bahia e sua diversidade natural e cultural oferece aos turistas variados programas, mas o turismo de sol e praia é um dos grandes destaques. Por isso, investimos na divulgação dos atrativos para essa época”, explica. A estimativa é bastante favorável, baseada em fatores como, oferta de uma rede hoteleira e serviços qualificados, segurança e infraestrutura.
A rede de hotelaria na Bahia é outro setor beneficiado com a temporada quente. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), destaca que Salvador registrou a melhor taxa de ocupação hoteleira do réveillon dos últimos 22 anos. Segundo o presidente da ABIH na Bahia, Glicério Ramos o desempenho da virada de ano de 2018 foi melhor que a de 2017, “O réveillon foi sucesso total e tivemos a melhor taxa de ocupação de todos os tempos, 99,6%. ”
Em Salvador, a secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), estima que 2,5 milhões de pessoas marquem presença na temporada de estio. A capital recebeu 2,3 milhões de turistas no mesmo período do ano passado.
Em Catu-Ba, também há muitos motivos que auxiliam o catuense a encontrar o destino para conhecer. Critérios como segurança e conforto, são buscas recorrentes do cliente na hora da compra do pacote turístico. Outra estratégia é saber como economizar na hora da viagem.
A pedagoga Evanildes Santos Araújo (47), que leciona no colégio Ágappe, assim como muitos, tem uma paixão forte pela região nordeste. Ela afirma que é necessário pesquisar as passagens, e conhecer os atrativos culturais da localidade para se preparar adequadamente para a viagem, “viajo com minhas amigas, e sempre desbravamos beleza naturais próximas a nós. “
Nas férias de janeiro, Eva, como é chamada pelos mais próximos, foi conhecer Natal, e ela destaca o que a encantou na capital potiguá, “sem dúvidas, as praias, a orla de ponta negra é um dos melhores locais, visto que sou praieira”. (Risos). Depois de ter passado por localizações litorâneas, como, Itacaré, Maragogi e Fortaleza, Eva lembra que por ser um poço de beleza natural, o Nordeste precisa ser mais conhecido.
A turismóloga e agente de viagem, Ana Paula Coelho da Agência Letour situado na Galeria Etiketa, na Rua dois de julho, no centro de Catu destaca que o passageiro deve ter em mente que “a agência é o lugar mais seguro para encontrar a passagem sem ter o receio de colocar informações pessoais na internet, onde não tem todo suporte necessário”.
“Outro fator é que a agência traz é opções, ou seja, ajuda na seleção do destino, além de claro toda a segurança que é oferecida. ” Ela ressalta ainda que antes da alta do dólar, os catuenses tinham interesse maior por viagens internacionais, “ainda assim, pontos da Bahia como, Morro de São Paulo, Praia do forte, Porto Seguro são bem procurados.”
O cliente também pode optar por cidades com hotel fazenda como em Aracaju, ou a prática do ecoturismo na Chapada Diamantina para os aventureiros, “o Brasil é vasto territorialmente e culturalmente, lugar é o que não falta.” Pontua
Na hora de economizar, as pessoas podem pesquisar os valores com antecedência e assim desfrutar de uma aconchegante e segura viagem.
Reportagem: João Vitor Araújo
Edição de Texto e produção: Donaire Verçosa
(Agência Letour Viagens e Turismo/ Agente Ana Paula Coelho (71) 99668-3230 ou 3647-0035 e através do email, letour28@hotmail.com)