Consórcio Covax entrega ao Brasil as primeiras doses de vacina contra a Covid-19
Mais de 1 milhão de imunizantes importados da fábrica da AstraZeneca na Coreia do Sul desembarcaram por volta das 17h30 no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
O Brasil recebeu neste domingo (21) mais de 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 fabricada pela AstraZeneca/Oxford. No total, 1.022.400 doses de imunizantes adquiridos por meio do Covax Facility chegaram ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, por volta de 17h30, na primeira entrega feita pelo consórcio ao país.
O acordo do Brasil com o consórcio, que é uma iniciativa liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), prevê mais de 42 milhões de doses neste ano.
O Fundo Rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), responsável pela aquisição via Covax Facility das vacinas contra a Covid-19 para os países das Américas, enviou ao Brasil as doses da vacina AstraZeneca/Oxford, fabricada pelo SK Bioscience, da Coreia do Sul.
A vacina AstraZeneca fabricada pelo SK Bioscience é do mesmo tipo que a fabricada no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que teve o registro definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste mês.
Os imunizantes desembarcaram no Brasil por volta das 18h deste domingo (21), no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Segundo o cronograma do Ministério da Saúde, 575,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 serão entregues até o fim de 2021.
Neste domingo, o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, afirmou ao colunista da CNN Igor Gadelha que o Brasil deve dobrar o número de vacinados na próxima semana, após solicitação da pasta para que todas as vacinas estocadas em secretarias de Saúde sejam usadas como primeira dose.
Fonte: CNN
Frascos com vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford com a AstraZenecaFoto: Lee Smith/Reuters