Saúde

Conheça o chá de mulungu! Planta reduz estresse, ansiedade e insônia

O mulungu tem substâncias que agem como ansiolíticos naturais, com efeitos calmantes. Planta pode ser consumida em chá, cápsulas ou tintura.

O mulungu (Erythrina mulungu) é uma planta com efeito calmante, analgésico e anti-inflamatório. As propriedades medicinais fazem com que o chá da casca da árvore ou das folhas seja indicado principalmente para aliviar o estresse, a ansiedade e combater a insônia.

Além de vitamina C, ferro e cálcio, que são ótimos antioxidantes, a planta possui substâncias como a eritravina, a hipaporfina e eritrina. Elas agem como ansiolíticos naturais atuando diretamente no ciclo do neurotransmissor GABA, explica a nutricionista Laura de Souza Silva, da clínica Nutrindo o Conhecimento, de Brasília.

“Com essa maior capacidade de captação nos receptores GABA, o sistema nervoso consegue ampliar a sua capacidade de relaxamento, diminuindo a ansiedade. Por isso, é preciso ter atenção ao associar com o uso de medicações para o mesmo objetivo, já que a mistura pode ter efeitos indesejáveis”, afirma Laura.

Também conhecido como corticeira, canivete ou bico-de-papagaio, o mulungu é uma árvore endêmica do Brasil, encontrada no Cerrado, na Caatinga, Amazônia e Mata Atlântica.

Como usar o mulungu?

A casca e as folhas secas do mulungu geralmente são usadas para o preparo de chás. Mas o uso medicinal da planta também pode ser feito com cápsulas ou tintura. Aprenda como preparar a infusão:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá (5 g) de casca de mulungu;
  • 200 ml de água.

Modo de preparo:

Adicione a casca de mulungu à água e deixe ferver por 10 minutos. Abafe (deixar em infusão) por mais cinco minutos antes de consumir.

Efeitos colaterais e contraindicações

É rara a ocorrência de efeitos colaterais com o consumo do chá do mulungu, mas o uso excessivo pode causar episódios de pressão baixa, sonolência e fraqueza muscular.

A planta não é indicada para gestantes e pessoas que fazem uso de antidepressivos e remédios para pressão, pois, ao atuar nesses sintomas, o mulungu pode ter interação com o medicamento, segundo a nutricionista.(Fonte: Matropoles)