Comportamento

Como manter uma união saudável durante um relacionamento

Porque as relações estão cada vez mais instáveis? Você já parou para pensar nisso? O que falta para relacionamentos estruturados, duradouros e saudáveis? É o tema que Gabriel Habib traz nesse artigo

O Brasil alcançou segundo os últimos dados levantados pelo IBGE a marca de a cada três casamentos terminam em divórcio, o  tempo médio entre a data do casamento e a data da sentença ou escritura do divórcio caiu para 14 anos, e a Bahia foi o estado que bateu o recorde com 24.952 em 2018. Existem vários fatores que contribuem para este número e certamente, não será apenas um, mas o acúmulo indevido de vários destes tópicos levam à separação de um casal.

wedding rings

Dentre estes fatores podemos citar: opiniões que divergem; disputa sobre quem tem a razão; infidelidade; falta de atenção ao cônjuge; pouco tempo de qualidade dedicado ao relacionamento; desleixo com a aparência; o “esfriamento” da relação com o passar dos anos; e muitos outros.

Não é menosprezando os fatores acima, mas o foco vai para outros pontos que são cruciais em qualquer relacionamento, sem os quais fica fácil entender o motivo da derrota conjugal.

1-        Aprender a falar a linguagem do outro

Um livro muito interessante intitulado “As 5 Linguagens do Amor” traz um conteúdo muito peculiar. Menciona que uma pessoa se sente amada quando outra fala a sua “linguagem do amor” específica.

Por exemplo: digamos que alguém se sente amado quando seu cônjuge lhe prepara o jantar e limpa a casa, então a “linguagem” principal que esta pessoa entende é denominada “atos de serviço”. Assim sendo, toda vez que sua esposa ou marido executar pequenos atos de serviço por ela, a mesma se sentirá muito amada.

Em outro exemplo, podemos citar uma mulher que “fala” a linguagem do amor denominada “palavras de afirmação”. Neste caso, ela se sentirá muito mais amada quando escutar o marido dizer que a ama, que a valoriza, e por aí vai.

Por tanto, uma das dicas aqui é: se você realmente quer fazer seu relacionamento dar certo aprenda a identificar a linguagem do outro e passe a utilizá-la. Se você der sorte, seu companheiro ou companheira terá a mesma linguagem que a sua!

As 5 linguagens são:

•          Palavras de afirmação

•          Atos de serviço

•          Tempo de qualidade

•          Toque físico

•          Receber presentes

Os próprios nomes já dão pistas de seus significados. Mas para compreendê-los com profundidade, convido você a ler o livro.

2-        O casal se torna um sem deixar de ser dois

O casamento é uma união onde o objetivo são duas pessoas passarem a compartilhar suas vidas numa comunhão de corpo e alma. Mas isso não significa que um dos componentes do casal terá que se anular para viver a vida do outro. Isso não é saudável para ninguém!

Após o casamento é necessário sim saber ceder em muitos momentos em prol do relacionamento, mas aprender a manter um certo nível de individualidade faz bem para qualquer pessoa.

Reflita: qual tarefa ou atividade que você ama fazer, mas parou completamente por causa do relacionamento? Seria possível estabelecer um dia na semana ou no mês para você voltar a executá-la?

3-        Depositar no parceiro(a) expectativas muito altas

Sabe aquela ideia do príncipe e da princesa do conto de fadas? Pois é, não passa disso, um conto de fadas. Não quero dizer que não seja possível ter um casamento feliz, nada disso. Só quero te alertar para que você não pense que seu marido ou esposa são seres sem defeitos e que, pior ainda, ele(a) tem a obrigação e responsabilidade de te fazer feliz.

No começo é normal mostrar mais as nossas características mais nobres, com isso podemos cair no erro de acreditar que aqueles comportamentos perfeitos são o normal do pretendente. Contudo, a experiência nos mostra que com o passar do tempo não conseguimos manter abafados os nossos orgulhos e vaidades. É neste ponto que surgem as frustrações.

Pense assim: se você não consegue ser perfeito, não espere isso do outro. Cuidado com as altas expectativas!

4-        Entender que o relacionamento tem altos e baixos

Por melhor que seja um relacionamento, existem fatores externos que podem impactar o casal: uma crise financeira, uma doença, problemas com os filhos, dentre outros.

Estes fatores são como o vento que balança uma árvore, quando o vento é muito forte pode até derrubar as folhas e entortar os galhos, mas se o tronco da árvore é firme, depois que o vento passa, os galhos voltam a sua posição original e novas folhas crescem.

Tenha em mente que se as coisas boas passam, as ruins também passarão.

Gabriel Habib

Contato:

Instagram: gabrielhabib.oficial