Comportamento

Como controlar a ansiedade em tempos de crise?

A ansiedade é trazer o futuro em excesso para o presente. A afirmação interessante e verdadeira. Mas você sabe como controlar essas nuances de sentimentos?

Em tempos de crise, é importante analisar o que realmente temos controle, no que podemos interferir e o que não temos controle, e no que não podemos interferir. Para quê ficarei preocupado, ansioso se é algo que não depende de mim, não posso interferir?

O que é preciso no momento é se posicionar estrategicamente de uma forma que possa pensar mais do que sentir.

Como isso acontece?

Imagine que você esteja em uma   tempestade. Se sentir medo, pânico, a probabilidade de pensar no que fará para se proteger é bem pequena, pois essas emoções impedem que áreas do seu cérebro, que o fazem pensar, agir estrategicamente, sejam ativadas naquele instante. Se parar por segundos, analisar o cenário, fizer perguntas como: O que é possível ser feito? O que tenho a meu favor? De que maneira posso me proteger? O que posso utilizar como abrigo? Você poderá neutralizar as emoções que paralisam e em ação poderá evitar prejuízos maiores provenientes daquela tempestade.

Observe que a pessoa não evitará a tempestade pois é algo que ela não tem controle, mas estará atuando naquilo que é possível que seja feito.

Muitas pessoas perdem tempo e energia tentando parar, evitar, resolver uma “tempestade”. O resultado é cansaço e desânimo. É preciso agir, porém nas áreas que você possa realmente interferir.

Seguem algumas dicas:

  • Pense estrategicamente.
  • Analise o cenário e veja o que tem a seu favor, perceba onde pode agir.
  • Lembre sempre que terá mais resultados se focar no presente e não no que ainda acontecerá. Ex. : Ao invés de se preocupar com o boleto a vencer daqui a 30 dias, pense: O que posso fazer hoje que seja uma oportunidade para gerar o recurso financeiro de que preciso?
  • Entenda que você não pode esperar determinado resultado daquilo que depende de outra pessoa, somente do que depende de você.
  • Amplie a percepção.
  • Utilize sempre um discurso que Cria, que eleva, que promova  mudanças.
  • Tenha em mente: Tudo passa e depois que passa, algo novo é criado.

Depois do “caos”, da desordem, a ordem se estabelece. Estejamos prontos para o novo que virá.

Rosilene Araújo ( @rosilenearaujocoach ) – (71) 98832-5149

Terapeuta, Especialista em desenvolvimento humano e profissional, Personal and Life Coach, PNL, Especialista em Gestão Escolar, Psicoterapeuta Sistêmica com Barras de Access, Palestrante, Professora.