A - Mais Regiões

Comissão de Gestores Municipais das Cidades de Pojuca e Catu se reúne com o Superintendente da SUAF para tratar de Agricultura Familiar

Na tarde desta segunda-feira, 09 de agosto, uma comissão de Gestores Municipais das Cidades de Pojuca e Catu se reuniram com o Superintendente da SUAF, Vinicius Vidreira, e com o Assessor Técnico da SUAF, Vinicius Valadares para tratar de assuntos relacionados a questão agrícola.

A reunião foi organizada por Jaci Argolo, Chefe de agricultura familiar de Pojuca, também estavam presentes: Silas de Carvalho, Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pojuca; Lucio Moura, Secretário de Administração e Planejamento de Catu; Glauber, Secretário de Agricultura, Industria e Comercio de Catu; Eneas das Virgens, Engenheiro Agrícola; Nailton dos Santos, agricultor. Segundo informações prestadas por Jaci Argolo, um dos objetivos dessa reunião é fortalecer a estratégia de articulação e descentralização de políticas públicas.

A equipe de Jornalismo do Lauro Jornal e do Programa de Olho na Cidade da Radio Catu FM 104,9 apurou que o objetivo de Jaci Argolo é ajudar o município de Catu a desenvolver melhor as políticas agrícolas para alavancar o crescimento do comercio da cidade. Ela disse: “entendo que a obrigação dos gestores municipais e ajudar os agricultores familiares para que do lugar onde estão eles possam tirar sua própria sobrevivência, também para a zona urbana. A preocupação neste momento é importante para manter as parcerias já existentes entre município e Estado. E mesmo sendo de Pojuca entendo que a Secretaria de Agricultura, Industria e Comercio de Catu precisa oferecer condições de desenvolvimento aos agricultores catuenses com foco em projetos e programas, ao mesmo tempo fazer parcerias para melhorar o atendimento à agricultura familiar do município. Por isso, procurei ajudar o meu amigo Lucio Moura”, comenta Jaci Argolo, responsável pela agricultura familiar de Pojuca.

Agricultura é o motor do desenvolvimento humano e social de muitos municípios. Logo, esperamos que após essa reunião os agricultores de Catu possam ser assistidos de forma mais abrangente. O objetivo precisa ser de instruir os produtores a usarem o solo de forma adequada, aumentar a produção local, valorizar o trabalho do homem do campo e alavancar a agricultura familiar, e os incentivar a produzir com maior rentabilidade.

A história da agricultura está intimamente ligada à história humana e à formação e ao desenvolvimento da sociedade.
Chamamos de agricultura o processo organizado de cultivo de plantas, seja para a produção de alimentos, fibras, combustível, ornamentação e outros produtos derivados de vegetais. Os produtos agrícolas têm sido o principal elemento da dieta humana por muitos milhares de anos.


Uma vez que os solos mais saudáveis produzem mais alimentos, é preciso também estudos do solo para melhorar para que a produção de alimentos seja sustentável.
Ou seja, a agricultura é sustentada pelo solo, que deve ser reconhecido como um dos recursos naturais chave da produção agrícola. Por esse motivo, é fundamental que o seu uso seja realizado de forma racional, adotando cada vez mais técnicas modernas de cultivo que promovam a fertilidade do solo, e sua conservação.
O que se espera é que a partir de agora a agricultura familiar de Catu se desenvolva, assim como, já acontece na Cidade de Pojuca. Para além disso, é preciso parabenizar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pojuca, juntamente com a sua equipe pela visão regional no que tange à Agricultura familiar.

*Luís Antônio Santos e Santos é Jornalista; Radialista; Advogado; Professor; Mestrando em Comunicação e Jornalismo com Ênfase em Mídias Sociais e Digitais; MBA em Comunicação e Marketing; e Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais.

Fonte: Lauro Jornal / Santos e Santos