Notícia

Com novo coração transplantado, Faustão recebe onda de solidariedade nas redes

Apresentador foi operado neste domingo, após ser internado no dia 5 de agosto.

O apresentador Fausto Silva, o Faustão, recebeu, neste domingo, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, um novo coração doado e foi submetido a uma cirurgia de transplante do órgão. Os médicos afirmaram no fim da tarde que já encerraram “com sucesso” o procedimento. Nas redes sociais, o nome de Faustão logo passou a figurar entre os assuntos mais comentados, com uma onda de apoio enviado, desejando que o apresentador se recupere.

“Que Faustão tenha uma excelente recuperação e que daqui uns meses possa ser um dos porta-voz da campanha de divulgação de órgãos”, diz uma publicação. “O verdadeiro domingão do Faustão é este em que o apresentador foi submetido a transplante de coração. Que seja breve e exitosa a recuperação”, comemora outra postagem.

“Que Deus cuide da recuperação de Faustão e conforte a família que fez a doação”, publicou um outro perfil. “Espero que incentive a população a se tornarem doadores”, afirmou outro.

Companheira de Faustão em seus mais recentes programas, Anne Lottermann publicou em seu Instagram um coração batendo, pouco após a repercussão da notícia do sucesso da cirurgia do apresentador.

O apresentador estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital desde o dia 5 de agosto, tratando uma insuficiência cardíaca e fazendo diálise. Por isso, entrou na fila do transplante para receber um novo coração. O quadro de saúde dele o colocava como prioridade na fila de transplantes, o que se comprovou com a rapidez da chegada do novo órgão.

“A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de duas horas e meia”, afirmou o hospital em nota à imprensa. “O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição.”

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e já estão aguardando em uma lista de espera unificada e informatizada. A posição na lista de espera é definida por critérios técnicos como tempo de espera e urgência do procedimento, compatibilidade sanguínea entre doador e receptor. A compatibilidade genética entre doador e receptores, quando necessária, é determinada por exames laboratoriais.

Outro fator importante é a localização, pois é necessário entender o tempo de duração do órgão fora do corpo. Dependendo do prazo, é preciso um avião para o transporte até o destino. (Fonte; O Globo)

Redação