Esporte

Com inscrições abertas, 3ª Corrida da Rondesp será mais social e sustentável

Largada será no dia 07 de maio, às 06h30, na Vila Policial Militar, no CAB.

A 3ª Corrida da Rondesp, marcada para o dia 07 de maio, com percursos de 5km e 10km, está diferente das provas anteriores. No mês que a especializada completará 22 anos, o evento ganhou novo design na medalha dos atletas pós-prova, além de ações mais sustentáveis, inclusivas e sociais.

“A Corrida da Rondesp, apesar de recente, já virou tradição entre os competidores, não só pelo forte nome da Rondesp mas também pelo circuito nas ruas do Centro Administrativo da Bahia. Nesta edição, priorizamos por ações sustentáveis e sociais, como doação de um 1kg de alimento não-perecível, pelo atleta, no momento de pegar o kit da prova”, explica o responsável pela organização do evento, o profissional de Educação Física, Vagner Alves.

AÇÃO SOCIAL E SUSTENTÁVEL

Todo o lixo do evento será separado e terá uma destinação correta: materias recicláveis como garrafas plásticas, latas, papelão e até as lonas utilizadas nas tendas espalhadas por toda a prova, serão encaminhados para uma associação de catadores de recicláveis. O lixo gerado pelas cascas de frutas como banana e maça, por exemplo, também já tem destino certo: uma cooperativa de compostagem – que vai transformar a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural.

A 3ª Corrida da Rondesp contará com uma infraestrutura difenciada, instalada na próprria sede da Rondesp Cental com backdroops para fotos, espaço kids com oficinas de sustentabilidade, área vip para autoridades e convidados, zumba, e massagem relaxante às cegas pós-prova, realizada por integrantes do Instituto de Cegos da Bahia.

SOBRE A RONDESP

Em todo o estado, existem 10 unidades da RONDESP, sendo três em Salvador (Central/Atlântico/Bahia de Todos os Santos), uma na região metropolitana e outras seis no interior, que através do patrulhamento tático móvel, com viaturas de 4 rodas, atuam nas ocorrências de maior gravidade, em apoio às companhias independentes para preservação da vida, da ordem pública e do patrimônio.

Há mais de 23 anos na PMBA, o comandante da RONDESP-Central, major Castro, também é um amante dos esportes. O oficial da Policia Militar da Bahia revela que além do futebol, sua grande paixão, as corridas de rua também fazem parte da sua rotina e de boa parte dos colegas de farda “O militar por formação desde o seu ingresso nas corporações tem uma relação direta com a prática esportiva, principalmente aqui na PMBA, onde o esporte é fomentado já nos cursos de formação e ações da PM em geral, ressalta o comandante da Rondesp Central.

De acordo com a organização, a expectativa para esta terceira edição da Corrida da Rondesp é de um público de 2.500 corredores, entre atletas profissionais e amadores, incluindo grupos de corrida, paratletletas e iniciantes. Major Castro reforça que eventos como esses, além de aproximar a PMBA da população servem como incentivo à prática esportiva “É uma oportunidade de conhecer um pouco a rotina da Rondesp e de prevenir doenças, relacionadas ao sedentarismo, além de melhorar a saúde física e mental”, finaliza o major.

SEGUNDO LOTE ATÉ 09/04

As inscrições para a 3ª Corrida da Rondesp com virada para o terceiro e último lote em 10/04 estão sendo feitas, exclusivamente, pela internet (https://www.centraldacorrida.com.br/3acorridarondesp) no valor para público geral de R$95 e R$60 para idosos e PCD. Já para militares da PMBA, Corpo de Bombeiros Militar e Forças Armadas, o valor da inscrição tem redução de 20% (ver regulamento). O atleta tem a opção de se inscrever para 5km ou 10km mas as largadas serão simultâneas, às 06h30 no DAL – Departamento de Apoio e Logistica da PMBA – no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

A 3ª Corrida da RONDESP é um evento realizado pela CIPT/RONDESP Central, PMBA e FBA, organizado pela COMVIDAFIT e conta com o patrocínio do GOVERNO DO ESTADO, através da SUDESB, e apoio do Instituto de Cegos da Bahia e Café Santa Clara

Redação