Com homenagem às vitimas da Covid-19, Vila de Natal é inaugurada no Campo Grande
Centenas de pessoas, entre convidados, secretários e servidores municipais, participaram da inauguração da tradicional decoração de Natal, na noite desta terça-feira, 23, na praça do Campo Grande, centro da capital.
A inauguração contou com a presença do prefeito Bruno Reis (DEM), vice-prefeita Ana Paula Matos e do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB).
Com o tema “Luz pra Recomeçar”, decoração natalina este ano traz novidades como a acessibilidade a pessoas com deficiência e uma homenagem às vítimas da Covid-19.
Todo o espaço foi pensado para ser acessível, com equipamentos em braile e fácil circulação. Destaque também para a árvore de Natal, que traz imagens em telas de pessoas e crianças, para simbolizar a “Árvore da Vida”. A Vila de Natal abre oficialmente para visitas nesta quarta, 24.
A decoração natalina do Campo Grande poderá ser visitada até o dia 6 de janeiro, sempre de 18h às 22h, mediante agendamento no link natal.salvador.ba.gov.br. O site disponibiliza cinco horários (18h, 19h,20h, 21h e 22h), e o limite é de duas mil pessoas para cada sessão. O tempo de permanência por pessoa é de até 50 minutos.
Em seu discurso, o prefeito Bruno Reis (DEM) relatou todas as dificuldades vividas diante da pandemia e agradeceu aos colaboradores que contribuíram com o projeto. Ele aproveitou a ocasião e o clima natalino para desejar que os soteropolitanos em atraso com a imunização contra a Covid-19 possam se vacinar.
“Poderia estar me lamentando que não teria Natal esse ano, mas estamos fazendo aqui o maior Natal de todos os tempos […] O prefeito tem um pedido a fazer: que todos possam se vacinar. Já abrimos no sábado terceira dose para todos com cinco meses da segunda dose: vão se vacinar! Tenha amor a si próprio, ao próximo, a nossa cidade. Todos nós estamos no limite do enfrentamento à pandemia. Vocês estão vendo outros países do mundo que não vacinaram como nós, a pandemia voltando. A vacina é a certeza que nós temos”, declarou.
“Poderia estar aqui culpando a pandemia, os altos investimentos
Inclusão e homenagem
A estrutura do memorial para as vítimas de Covid-19 é possui 6 metros de altura e é translúcida. Os visitantes passam por uma ponte branca embalados por uma trilha sonora.
O espaço é decorado com piscas brancos que representam as estrelas dos entes queridos que foram nesta pandemia. A Vila Natalina conta novamente barraquinhas que vendem alimentos e também artesanatos.
A pequena Manu Dourado, do Instituto de Cegos da Bahia, que cantou músicas natalinas, deu início às apresentações musicais.
Em seguida, a banda da Apae entoou a música “Bate o Sino” em uma versão samba-reggae. Logo depois, emocionaram a todos com uma canção em homenagem à Marília Mendonça.
O desfecho ficou sob responsabilidade do coral de servidores da Diretoria de Iluminação Pública, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
Decoração
Criada para oferecer uma experiência única, a Casa do Papai Noel é mais um grande atrativo no espaço. A estrutura, toda com janelas de vidro, é dividida em dez ambientes: varanda, sala de estar, sala do trono, sala de música, escritório, quarto, banheiro, sala de jantar, cozinha e quintal, além de trenó estacionado na garagem.
Lanternas dão forma a nichos de memórias natalinas, presentes em quatro cenários instagramáveis, ricos em detalhes e montados dentro de lanternas gigantes, cada uma delas com quatro metros de altura.
O grande presépio também chama atenção dos visitantes, com estátuas de até 2,5 metros e uma área montada equivalente a 120m². A pintura é toda rústica para representar o deserto e traz elementos que convergem com a época do nascimento de Cristo.
Fonte: A Tarde
Foto: Uendel Galter