Política

Com 49,8% contra 26,5%, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) mantém posições na Bahia. Mas, não conseguem transferir votos para seus candidatos ao governo do estado

Lula oscilou 1,5% para baixo e Bolsonaro manteve seu eleitorado em comparação com o levantamento Paraná Pesquisa de abril. Chama atenção, o descolamento das campanhas de Jerônimo rodrigues e João Roma em relação aos índices de Lula e Bolsonaro.

Por Jorge Andrade

Levantamento realizado pelo Paraná Pesquisa em sobre sucessão presidencial no estado da Bahia aponta que o ex-presidente Lula (PT) mantem a liderança no estado. Se as eleições fossem hoje, 49,8% dos eleitores baianos votariam no ex-presidente, enquanto 26,5% escolheriam o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL).

Intenções de votos em julho de 2022

No levantamento realizado em 72 municípios do estado a Bahia, que não foram revelados no registro da pesquisa feito no Tribunal Regional Eleitora sob o n.º BR-00774/2022, foram entrevistados 1640 eleitores, Ciro Gomes aparece com 8,5%, André Janones tem 1%, Simone Tebet lista com 0,6, seguida por Felipe D’Ávila e Vera Lúcia com 0,2. Já Leonardo Péricles tem 0,1%. Eymael, Luciano Bivar e Sofia Manzano não pontuaram.

Comparação entre intenção de votos em abril e julho de 2022

No levantamento realizado pelo Paraná Pesquisa em abril, Lula obteve 51,3% das intenções de votos. Em julho, oscilou para baixo e chegou a 49,8 das. Por sua vez, em abril, Bolsonaro atrai 25,8% dos eleitores baianos. Agora, oscilou para cima e chegou a 26,5%. Ciro Gomes também obteve crescimento em relação ao levantamento realizado em abril, quanto tinha 6,9% das intenções de votos dos baianos. Agora tem 8,5%.