Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa aborda o respeito como tema principal de gincana
Despertar a reflexão sobre temas sociais e incentivar o espirito de equipe entre os estudantes, foi o motivo para escolha do tema respeito que embasou a gincana do Pedro Ribeiro Pessoa
A gincana do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro RiBeiro Pessoa, popularmente conhecido pelo nome antigo, Colégio Estadual Pedro Ribeiro Pessoa, contou hoje com diversão, competitividade e atividades de conscientização social voltadas para os alunos, acerca de temas sociais que despertam discussão e instiga o debate de diferentes linhas de pensamentos na sociedade.
Os alunos foram divididos em equipes e precisavam executar atividades programadas ou surpresas que tinham a ver com o tema escolhido: o respeito. Uma mesa de jurados estava presente e avaliava as performances dos alunos. Além desses, os professores do colégio também estavam presentes para prestigiar as atividades realizadas pelos discentes.
Há muito tempo os alunos pedem a direção da escola para que uma gincana fosse realizada e, ao acontecer, fizeram jus ao pedido atendido. As equipes se dedicaram para desenvolver o que foi proposto e isso deixou a diretora da escola, Olga Campos, orgulhosa: “a gente fica emocionado quando vê que eles produzem bem, que podem fazer acontecer. E a gincana faz com que eles saiam da rotina de sala de aula, que às vezes pode ser monótona. Eles gostam de produzir arte, gostam de cantar e falta oportunidade dentro da escola para eles fazerem isso, além de ser um momento em que nós educadores aproveitamos para descobrir os talentos e as habilidades de cada um”.
O tema escolhido fez com que os alunos refletissem sobre as situações que vivem em sua dia-a-dia e unisse o útil, a aprendizagem à diversão, a gincana em si. Justamente isso que foi ponderado pelo aluno do 4º ano do Curso de Petróleo e Gás, Alef Santos de Jesus, de 19 anos: “a escolha do tema foi muito boa, porque todos os membros das equipes raciocinam sobre o significado do respeito, onde e para que se deve usar”.
Foram abordadas diversas vertentes do tema respeito durante as atividades realizadas na gincana. “A escolha do tema foi devido a tudo que a gente está vendo hoje em dia: a falta de respeito com o professor, com a pessoa negra, então a gente pensou que os alunos poderiam abordar o tema, linkando com diversos aspectos do respeito que fazem parte do dia à dia, despertando o respeito por cada um, essa é a parte mais importante”, explica Marluce Chagas, professora na área de administração, que ensina aos alunos que fazem cursos técnicos.
Além disso, a preparação dos cenários das provas e das criações musicais também empolgou os alunos, como conta a aluna do 4º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, Rafaela Santana Soares, de 19 anos: “a gente fica muito orgulho de participar de uma atividades desse porte e Isso motiva a conhecer coisas novas a união entre a nós.”
Os alunos apresentaram suas equipes e seus membros e o motivo da escolha do nome que cada um recebeu, além de fazer uma paródia a respeito do tema e uma peça de teatro que retratasse respeito ao idoso, às crianças, aos adolescentes, ao público LGBT, às mulheres, aos indígenas, ao meio ambiente, aos portadores de necessidades especiais e aos negros.