COLÉGIO ÁGAPPE TERÁ ROBÓTICA NA GRADE DE ENSINO
Para iniciar mais um ano de atividades, o colégio Ágappe abriu as portas para os alunos com muita diversão e anunciou a incorporação da robótica no currículo de ensino na manhã dessa sexta-feira(02)
Voltar à rotina dos estudos não é tão fácil para os estudantes, principalmente os novatos. Pensando nisso, o Colégio Ágappe, localizado na Rua Padre Cupertino, no centro de Catu-Ba, abriu as portas para os estudantes com muita descontração, música e instruções para manter a escola organizada. O ano escolar que começou no dia 29 de janeiro, trará novidades para mestres e alunos.
O embasamento educacional para esse ano na escola é o professor ser ou não formador de opinião. Segundo a coordenação da escola, o tema é apropriado pois leva a reflexão educandos e educadores sobre a conservação do patrimônio escolar e dos materiais. Medidas foram tomadas para que logo no início seja trabalhado esse mini tema e ter aproveitamento, firmando-se na ideia da educação vir de casa é ser praticada na escola ou em qualquer outro ambiente.
Para a coordenadora Pedagógica Ana Carla, a educação dos alunos é um ciclo de aprendizagem que desde casa deve ser praticada, “são pequenos detalhes que fazem uma grande diferença. Os alunos não só aprendem, como exercitam se souberem desde cedo como se comportar. O aprendizado é constante. Uma embalagem, ou um caixinha de suco deixado nos brinquedos ou jogados no chão dificulta o processo de educação”. Para ela, é algo que deve ser lembrado sempre, para que seja sanado de forma breve.
Por ser um ano de eleições e copa do mundo, o tema adotado vai além da sala de aula. A escola quer incutir nos alunos os valores morais esquecidos na vida política, com a repercussão da corrupção ainda presente no país e a copa pela questão da união, solidariedade e persistência, instruindo o estudante a valorizar e respeitar o ambiente escolar. A partir dessas reflexões, novos pensamentos surgirão na sala de aula diante de uma maior consciência da realidade.
Entre as novidades presentes no colégio, a coordenadora explica: “teremos o acréscimo de introdução a robótica atrelado a ciências, química, física e empreendedorismo. É um pensamento futurístico devido a tecnologia ser um assunto de forte interesse de crianças, jovens e adolescentes.” Com a força da tecnologia e fomentando desafios, as atividades trarão problemas para os alunos resolverem. “Percebemos que a robótica em alguns espaços educacionais do Brasil tem um significado importante para a qualificação no mercado de trabalho, além de fazer o aluno trabalhar mais a mentalidade”. Destaca.
Por ser um colégio tradicional da família catuense, a instituição se posiciona a respeito de questões cotidianas, como a ideologia de gênero. Para a coordenadora Ana, trata-se de um assunto delicado e que precisa de séria atenção para ser discutido. “ O colégio Ágappe levanta sua bandeira de embasar-se nos valores cristãos. A teoria de gênero ainda não é comprovada cientificamente. Aprendemos e constatamos a partir da criação de Deus ao qual criou um homem e uma mulher que então se unem, geram filhos e formam família. A própria biologia já mostra essa condição para o aluno. Nós passamos aos alunos o que acreditamos e o que nos foi instruído”. Finaliza.
Esse ano também o colégio estará inaugurando a o novo prédio da escola, que ficará na Rua Nova, próximo da Clínica Bella Forma. Segundo a direção, é um prédio que por ser próprio será construído para dar uma maior comodidade aos alunos, com toda estrutura que uma instituição de ensino precisa.
Reportagem: João Vitor Araújo
Edição de texto e produção: Donaire Verçosa