Coelba emite nota destacando empenhos para melhorias dos serviços prestados à comunidade catuense
Já faz algum tempo que a população catuense reclama nas redes sociais, veículos de comunicação na cidade e até segundo relatos no Ministério Público e serviços de ouvidoria da Coelba, a respeito da qualidade dos serviços prestados à população pela concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica no município baiano.
Nesses últimos dias e principalmente na última sexta-feira (02), quedas de energias constantes fizeram em diversos bairros da cidade mais parecerem um presépio natalino, com quedas de energia que comprometem a iluminação das vias públicas, trocadas recentemente para iluminação em Led e, tem causados danos à empresas e consumidores, segundo relatos recebidos pelo Catu Acontece. Recebemos um dos registros onde o pisca a pisca a pisca da rede de iluminação pública chamou atenção de todos que passaram pelo local. Veja vídeo no link a seguir: https://www.instagram.com/p/ClsNNBLviRv/
Ainda segundo averiguamos, só na noite de sexta-feira, 02, no bairro da Rua Nova, foram 6 quedas de energia em pouco mais de uma hora, durante a noite.
Outro morador dono de estabelecimento comercial, destacou que a geladeira utilizada para armazenar alimentos utilizados para confecção dos produtos, queimou em uma dessas instabilidades do abastecimento de energia.
Em meio a decepção e inconformismos dos consumidores, buscamos uma resposta da Coelba para os fatos que vem acontecendo com frequência.
Veja abaixo nota:
A Neoenergia Coelba quintuplicou o seu efetivo de turmas em operação para atender ao aumento de ocorrências provocado pela adversidade climática registrada na região Nordeste do Estado desde o último final de semana. O aumento de efetivo é referente a cidades como Catu, Alagoinhas, Pojuca, Aramari e municípios adjacentes , que registraram rajadas de ventos de maior intensidade e descargas atmosféricas. Estes fatores aumentaram a incidência de objetos e vegetações de grande porte sobre a rede elétrica, além de obstruir e alagar vias de acessos a bairros e comunidades rurais.
As equipes da distribuidora atuam ininterruptamente desde o início dos temporais para recompor a rede elétrica danificada nas localidades. Mesmo com a diminuição das precipitações registradas desde a noite da última quinta-feira (1°), diversos locais permanecem inacessíveis por conta das condições das vias.
A distribuidora reforça que todo o efetivo de engenheiros, técnicos e eletricistas permanecerão de plantão até que a situação climática seja normalizada. A concessionária não medirá esforços para que todos os clientes tenham o fornecimento de energia restabelecido.
Ainda sobre a sexta-feira, onde a maioria das ocorrências ocorreram a Neoenergia Coelba informou que normalizou, na noite da última sexta-feira (2), o fornecimento de energia nos bairro Rua Nova e no Centro de Catu. A distribuidora esclarece que, para evitar uma interrupção longa e contínua, realizou manobras na rede elétrica, que podem ter ocasionado oscilações de energia ao longo do dia. A distribuidora reforça que atua em reforço operacional no Nordeste da Bahia para atender as ocorrências relacionadas às chuvas que caíram na região nos últimos dias e que manterá todo o efetivo em campo até o fim da adversidade climática.
Em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica, os clientes têm disponíveis os seguintes canais: o envio gratuito de torpedos SMS para o número 28116, informando apenas o número da conta-contrato da unidade consumidora; o WhatsApp, através do (71) 3370-6350; a central gratuita de teleatendimento 116; a agência virtual, na página de serviços do site www.neoenergiacoelba.com.br, o aplicativo Neoenergia Coelba disponível para Android e IOS, e as nossas redes sociais pelo perfil @NeoenergiaCoelba.
No sábado as equipe que cuidam da segurança e infraestrutura dos serviços na cidade de Catu, composta por funcionários da Prefeitura Municipal de Catu, identificaram que houve na região do Pioneiro e entorno, uma ação de vandalismo na caixa de energia que implicou no pisca pisca em algumas localidades da cidade, além da entrada da cidade. Veja nota emitida:
A Prefeitura Municipal de Catu vem a público, manifestar veemente, repúdio aos atos criminosos praticados contra o patrimônio público municipal, ocorridos nos últimos dias na via principal da cidade.
O mais recente ato de violência mostra atitudes de quem não sabe valorizar bens públicos e não se importa com o desenvolvimento da cidade, além do prejuízo financeiro.
Reiteramos nossa tristeza, revolta e repúdio aos atos cometidos por pessoas desprovidas de qualquer compreensão do que seja a importância de uma sociedade harmônica.
A Prefeitura lamenta o ocorrido e ressalta que é papel do órgão cuidar do patrimônio público, realizar manutenções periódicas e obras de revitalização. No entanto, é responsabilidade do povo manter e não depredar o que foi feito, além de fiscalizar e denunciar casos de vandalismo. Uma das causas das depredações é a falta de consciência da própria população em não cuidar daquilo que é seu.
Faça a sua parte e denuncie!
Na noite de sábado, 03 de dezembro, teve mais pisca pisca, dessa vez flagramos na ladeira do Gogó, Rua Floriano Peixoto. As chuvas também continuam a cair na Bahia e também na cidade de Catu, o que ampliam os casos de danos na infraestrutura causados pelas fortes chuvas.