CLUBE DA LEITURA FAZ PAUSA PARA RECESSO EM RITMO JUNINO
A tarde terça-feira na Biblioteca Municipal de Mata de São João foi ao ritmo de forró e muito artesanato. Foi a culminância da primeira etapa do projeto infantil de incentivo à leitura
O projeto voltado para crianças alfabetizadas a partir de 7 anos de idade, completa 8 anos formando uma geração de indivíduos com senso crítico, adquirido a partir da leitura e da pesquisa.
O clube da leitura trabalhou nos últimos dois meses com a cultura, a arte e toda tradição nordestina, através da leitura de autores baianos e histórias que realçam valores e características típicas do povo do nordeste.
Segundo o monitor Rafael Souza( 22) “ a leitura de cordel, os desenhos, o forró pé de serra, as danças, as vestimentas e o artesanato, fazem parte da dramatização compondo a parte prática de todo conhecimento teórico, obtido através da leitura durante as aulas que acontecem semanalmente na biblioteca do município, especificamente as terças-feiras.”
Júlio Cesar Chaves (20) o idealizador do projeto voltado para cultura nordestina, diz que “ procuramos tirar dos alunos o olhar religioso da festa junina, e destacamos a cultura nordestina tão presente no nosso cotidiano e claro, nas festas. Por isso praticamente todo material que decora a biblioteca foi produzido pelas crianças. Isso fez com que eles se atentassem para o valor da cultura nordestina e o resgate das suas raízes. ”
Ana Cláudia Martins, pedagoga responsável pelo projeto, destaca que tanto alunos das escolas particulares como públicas podem participar, basta estarem alfabetizados e frequentando as aulas. “O objetivo principal do clube da leitura, é formar leitores críticos, por isso fazemos um misto entre a prática e a teoria, trabalhando os temas abordados de forma artística, para extrair da criança aquilo que ela aprendeu há cerca do que leu. “
Durante todo ano o aluno tem atividades relacionados a temas que fazem parte da vida de cada cidadão, por isso um dos projetos inclui uma tarde com Prefeito da cidade Marcelo Oliveira, onde a turma pode fazer perguntas e tirar suas dúvidas, para posteriormente enviarem uma carta por elas elaboradas com as impressões e solicitações que consideram importantes.
A tarde da biblioteca contou ainda com exposição da arte feita pelas próprias crianças, sorteio de brindes e lanche típico junino. Toda equipe envolvida no projeto trabalhou caracterizado, alinhando com alunos o valor da cultura nordestina trabalhada nas últimas semanas.
O projeto voltará do recesso no dia 11 de julho, mas só abrirá novas turmas no próximo ano, a partir de fevereiro, sendo comunicado o início das inscrições nos veículos oficiais de comunicação em massa. É importante ressaltar que 50% das vagas são garantidas as crianças da rede pública.
As matérias muito boas e boa diagramação! A matéria do clube da leitura foi excelente!