Chuvas fortes trazem riscos no final de semana na Bahia
Saiba como acionar os órgãos competentes em caso de emergências.
A chuva prevista chegou forte nesta sexta-feira,10, com rajadas de ventos na grande maioria das cidades baianas com previsão de um final de semana marcado por chuvas significativas em boa parte do estado.
Pojuca, Serrinha , Rio Real, Ipirá, Feira de Santana e Catu estão entre os municípios afetados pelo temporal. Em Jaguaquara, há registro de desabrigados.
Houve registros de alagamentos nas seguintes regiões de Pojuca: Comércio, Luis Eduardo, Alfredo Leite, Praça da Bandeira e 29 de julho. Os alagamentos dificultaram o tráfego de veículos ao longo das vias, invadiu casas, hospitais, lojas, e também destruiu um posto de abastecimento.
As chuvas intensas, segundo o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) classifica como moderada as ocorrência de eventos hidrológicos em toda a faixa litorânea do estado, incluindo a Região Metropolitana de Salvador.
Em Salvador, a chuva que caiu na tarde desta sexta-feira, conforme pontuou a Defesa Civil (Codesal), deve seguir até a quarta-feira (15). Em apenas 2h, mais de 25 milímetros foram registrados na cidade.
Até as 22h, foram 72 ocorrências provocadas pelo temporal. Ameaça de deslizamento (28), ameaça de desabamento (25) e orientações técnicas (11) foram os mais registrados. Não há feridos.
Em Feira de Santana, segunda maior cidade do estado, os alagamentos também causaram transtornos. No bairro Gabriela, um canal transbordou e invadiu um imóvel, onde funciona uma igreja. A água desceu a rua como uma correnteza, assustando os moradores, que reclamam também do forte mau cheiro. Moradores também relataram falta de luz em vários bairros da cidade. As equipes da Defesa Civil e outros órgãos municipais estão de prontidão. Os pedidos de ajuda em casos de emergência devem ser feitos pelo telefone 156.
Há risco de deslizamentos de terra no extremo sul da Bahia e na Região Metropolitana de Salvador, especialmente na capital. Pancadas isoladas e de forte intensidade podem provocar deslizamentos, especialmente em encostas urbanas e eventuais “quedas de barreira” em margens de rodovias.
Parte da faixa norte, central e litorânea do estado segue com risco de tempestades (temporal + chuva volumosa) áreas marcadas em roxo no mapa indicam a possibilidade de temporais acompanhados de chuva volumosa, intensificando o cenário de instabilidade na região.
Fatores que favorecem o aumento da chuva
O cenário de instabilidade no estado da Bahia é favorecido pela terceira Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que migra sobre o estado. A presença de uma frente fria, que avança lentamente pela faixa litorânea brasileira, reforça o quadro de tempo instável, contribuindo para o aumento das chuvas.
Com esse panorama, a atenção deve ser redobrada, especialmente em áreas urbanas e litorâneas. Recomenda-se que a população esteja atenta aos alertas meteorológicos e evite locais suscetíveis a alagamentos e deslizamentos.
Em Catu segue a assessoria de comunicação da Prefeitura, emitiu orientação de contatos para serem acionados caso haja alguma emergência: a população deve entrar em contato imediatamente com os números:
Defesa Civil: (071) 3641-8231
Corpo de Bombeiros: 193
SAMU: 192
Na tarde desta sexta-feira,10, alguns acidentes na BR 110 deixaram a população em alerta, por isso, as autoridades alertam que o motorista deve ter todo cuidado caso necessite pegar a estrada em meio ao mal tempo.
Com informações do Clima Tempo e G1.