Chuva, Ladeiras e Suor: terceira edição da Corrida Rondesp atraiu mais de 2.200 atletas às ruas do CAB em Salvador
Nem mesmo a chuva que atingiu Salvador no último domingo (07) foi capaz de esfriar a animação e determinação de mais de 2.200 atletas inscritos na terceira edição da Corrida da Rondesp. As ruas do CAB – Centro Administrativo da Bahia se transformaram numa espécie de CT e atletas, amadores e profissionais, militares e paratletas percorreram os 5km e 10km da prova desafiados não só pela chuva mas também pelas ladeiras do circuito. O grau de dificuldade, por conta das ladeiras do CAB, foi o assunto mais comentado entre os esportistas da prova, inclusive, aqueles mais preparados como o jornalista Tiago Reis, corredor nato “As ladeiras do CAB nesta prova da Rondesp são um desafio para qualquer atleta. Hoje, eles inverteram o circuito do ano passado. Agora as subidas eram mais curtas e as ladeiras das descidas mais longas. Menos mal” , destacou o jornalista corredor.
Esportista convicto, praticante de canoagem e artes marciais, o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, estava entre os atletas da Corrida da Rondesp. Ele parabenizou a infraestrutura do evento e ressaltou a importância da doação de alimentos para o programa Bahia Sem Fome do governo estadual “ Uma das companhias mais respeitadas da PMBA, a Rondesp abraçou uma causa importante e conseguiu junto com esses atletas quase 4 toneladas de alimentos. Ótimo poder estar aqui. Melhor energia, impossível! “, destacou Werner.
VIM E VENCI
Aos 19 anos e com pouco tempo de corrida de rua, o baiano de Maragogipe, Edmilson de Oliveira Santos, completou o percurso de 5 km com o tempo de 17’49” e foi o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada “Minha primeira corrida foi há pouco tempo em minha cidade e de lá para cá tenho conseguido pódios. Também fui primeiro lugar na Corrida Tiradentes. Vim de Maragogipe só para correr aqui na Rondesp. Venci!”, enfatiza o atleta.
Além de Edmilson, a primeira mulher a completar a corrida da Rondesp nos 5 km foi Karen Santana Abreu (21’37”); Janete Pereira da Silva foi a primeira mulher dos 10km (46’13”); Thiago Farias de Jesus, atleta da COMVIDAFIT, conquistou o primeiro lugar nos 10km geral com o tempo de 34’18”. Já os militares que subiram no pódio em primeiro lugar foram: a veterana Silvanda Souza que fez 5km em 23’01”, Marcos Marinho da Gama 5km em 19’10”; Iasmin Oliveira da Cruz completou os 10km em 40’02”e o policial Donato fechou o percurso oficial com o tempo de 38’12”. Completaram o pódio os paratletas Ricardo Souza Santos e Maurício de Jesus Reis.
Orgulhoso com o resultado da terceira edição da Corrida da Rondesp, o comandante da Rondesp Central, major Castro fez as honras da casa: largou juntamente com os mais de 2 mil atletas, correu 5km e voltou para receber os convidados do evento, entre militares, políticos e jornalistas “A Rondesp é uma unidade diferenciada. Pra se ter uma ideia, nós temos aqui policiais da Rondesp do interior do estado que vieram participar desta corrida que não é só um evento esportivo e sim um local de reencontros! Tô muito feliz. A corrida foi um sucesso!”, finaliza o major.
INFRAESTRUTURA
Outro destaque da terceira edição da Corrida da Rondesp ficou com a infraestrutura: um amplo espaço com tendas com massagens, guarda-volumes, área de alimentação, espaço kids, lojas de materiais esportivos à venda como bonés, tênis e camisetas, área de alimentação além de uma exposição de viaturas e armamento da especializada.
Os participantes também receberam frutas, água mineral e whey-protein na linha de chegada e puderam relaxar com show, ao vivo, antes e depois da premiação. “ A Corrida da Rondesp já é a maior em número de participantes e infraestutura e virou tradição entre os principais eventos da modalidade. Correr nesta corrida é diferente. É algo instigante e desafiador. Todo mundo quer!”, revela o organizador administrativo da competição, Vagner Alves, da COMVIDAFIT.