Centro de Treinamento Pássaro X comemora oito anos de serviços prestados em Catu
As comemorações do CT Pássaro X envolveram parceiros, pais, alunos e patrocinadores em ações rumo a expectativa de muitos anos de realização e conquistas
Os 8 anos da CT Pássaro X completados nesse mês de agosto, foram marcados pela educação, disciplina e respeito através das artes marciais. E para fazer a festa ficar mais forte, trouxe na última semana eventos destacando os cuidados com corpo, alimentação, prática de esporte e confraternização com amigos, parceiros e patrocinadores.
O primeiro dia das comemorações aconteceu na sede da própria academia, e contou com a presença de alunos das turmas de jiu-jitsu e muay thai, com os pais, alunos e visitantes que foram prestigiar o evento, que teve Jhon Souza da equie NutriMais, esclarecendo algumas dúvidas sobre o uso das suplementações em crianças e também sobre a importância da nutrição saudável na formação de um atleta: “a alimentação é essencial, não pode faltar. O uso de um suplemento não descarta o consumo do alimento em si. Ele vem em primeiro lugar.”
O segundo dia foi da Zumba com o Zin Renan Nunes, proprietário do Studio de Dança Saúde em Movimento, localizado no antigo Lar Mãe Corina (Av. Antônio Balbino, Centro), que destacou a satisfação pelo convite. “Muito bom ter participado das comemorações dos 8 anos do CT Pássaro X e parabenizo ao sensei Douglas pelo trabalho que ele vem desenvolvendo em nosso município no esporte.” disse Renan.
A academia, que é a primeira de jiu jitsu na cidade, começou sendo composta por três atletas e enfrentou dificuldades no início porque os professores precisaram buscar instruções e conhecimento fora da cidade. O projeto iniciou logo que Douglas Pinto, proprietário da academia, se tornou tricampeão baiano e hoje conta com mais de 140 alunos, entre eles, campeões baianos, sergipanos e brasileiros. “O nome do centro de treinamento Pássaro X que dizer justamente isso, é o ‘x’ de multiplicações, de multiplicar campeões, esse é nosso intuito,” conta Douglas.
Franciele Lima é uma das atletas que fazem parte da academia. Campeã Baiana de Jiu Jitsu, começou a lutar há quatro anos e não se vê mais longe da academia. “Antes de começar a treinar, eu era bem magrinha, ganhei estrutura física, além do que, fiz muitos amigos, aprendi muito sobre os princípios, eles sabem respeitar, são uma segunda família. Douglas é como um pai para mim, confio muito neles”.
Outro que “engrossa” o time de atletas campeões, fruto do trabalho do Pássaro X é Daniel Vitor (17), faixa branca do Jiu Jitsu, recentemente vencedor pela categoria juvenil, peso pluma, na 7ª etapa do campeonato baiano do Jiu-Jitsu e MMA, que aconteceu no dia 05 e 06 de agosto no Shopping Paralela em Salvador-Ba. Daniel lutou duas vezes, subindo ao pódio na primeira colocação.
Outro momento da festa dos oito anos da academia se deu domingo, com projeto “Tô Na Praça” da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, presidida pelo Secretário Adonay Silva.
O grupo de dança da terceira idade Estrela D’Alva, levou sua alegria para a praça e a Capoeira foi com grupo Convivência Negra, que apresentou ao público presente , a arte milenar da capoeira.
Campeões do Fisiculturismo de Catu, também foram participar do projeto e abrilhantar a atividade, que nesse fim de semana, teve um toque especial por ser dia dos pais e pela família ser coluna de sustentação importante na sociedade, principalmente para jovens atletas, que precisam de apoio para driblar os percalços da vida, repleta de desafios.
O grupo de dança da terceira idade Estrela D’Alva, levou sua alegria e sua empolgação para praça e a Capoeira foi com grupo Convivência Negra, que brindou o público presente milenar arte da capoeira.
As meninas do grupo Crespas e Cacheadas, liderado por Zaine Lopes, trouxe o debate entorno da valorização da cultura negra, com a proposta de empoderamento crespo, além de um debate sobre o combate ao machismo.
As meninas do grupo Crespas e Cacheadas, liderado por Zaine Lopes, trouxe o debate entorno da valorização da cultura negra, com a proposta de empoderamento crespo, além de um debate sobre o combate ao machismo.
O Secretário Adonay ressaltou que apoia todos os trabalhos desenvolvidos com seriedade e compromisso com a melhoria da qualidade de vida das pessoas como é o da Pássaro. “ É uma honra que a culminância da celebração do aniversário seja na terceira edição do projeto “Tô Na Praça”, que visa justamente incentivar um momento de integração e confraternização das famílias, em um espaço livre de veículos, incentivando a prática do esporte e dando visibilidade aos atletas da nossa cidade.”
A cidade de Catu tem sido exportadora de talentos e campeões em diversas modalidades esportivas, Douglas Pinto além de campeão de Jiu Jitsu, usa arte para ajudar na educação de crianças em vulnerabilidade social, e na sua academia forma uma nova geração de atletas vitoriosos. Sobre os 8 anos diz, “ espero mais anos de muitas conquistas, dando continuidade ao trabalho com a mesma qualidade e profissionalismo que trouxe o reconhecimento que temos hoje, até internacionalmente, breve teremos mais notícias boas… Por agora apenas “Oss”!
A expressão “Oss” transacionada no japonês OSU, representa “pressionar” (osu) e “suportar” (shinobu). Pode-se concluir que “Oss” implica em pressionar a si mesmo ao limite de sua capacidade.
Fotos: Ascom da Prefeitura Municipal de Catu
Ascom Pássaro X