Censo 2022 – IBGE realiza capacitação de recenseadores em Catu
Faltando pouco mais de duas semanas para o início do Censo 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE realiza treinamento para recenseadores que atuarão no município de Catu. A capacitação teve início na última segunda-feira (18) até sexta-feira (22).
Os recenseadores, pessoas que realizam a coleta de dados e interagem diretamente com a população, são os principais responsáveis pela realização do Censo. Em todo o país, eles visitarão os cerca de 75 milhões de domicílios brasileiros. Na Bahia, serão 5 milhões de visitas.
Em Catu, cidade localizada há cerca de 80 quilômetros de Salvador, 45 recenseadores atuarão realizando as entrevistas e coletando os dados que serão encaminhados para o IBGE. O curso de capacitação é realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Educação – SEDUC e conta com apoio da Prefeitura de Catu.
Durante os cinco dias de atividades, os recenseadores serão preparados para utilizar as tecnologias disponibilizadas pelo IBGE. Também terão acesso aos conceitos de ética, integridade e condutas de abordagem e também às metodologias da coleta do Censo Demográfico e aprenderão, na prática, a operar o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que será utilizado no Censo 2022.
Ao termino do treinamento, os participantes serão avaliados como parte do processo seletivo e eliminatória. Os que obtiverem 50% de aproveitamento nas avaliações, permanecem no grupo e atuarão efetivamente no Censo 2022
Quem são os recenseadores?
Perfil Geral:
Na BA, 3 em cada 10 têm menos de 25 anos;
Em Salvador maioria (55,7%) é mulher e 4 em cada 10 têm até 29 anos;
Exigindo apenas ensino fundamental completo, com horário flexível e remuneração por produtividade, o trabalho de recenseador/a é visto por muitas pessoas como a oportunidade de ter uma primeira experiência profissional. Ao visitar os domicílios, a partir de 1o de agosto, todos estarão devidamente uniformizados e poderão ter suas identidades confirmadas pelo 0800 721 8181 ou pelo respondendo.ibge.gov.br.
Fonte: IBGE