CATUENSES VÃO ÀS COMPRAS DE NATAL DE OLHO NOS PREÇOS
Catuenses estão empolgados com as festas de fim de ano e as lojas estão ficando cheias a cada dia que se aproxima do natal e ano novo. A CDL incentiva o comércio promovendo mais uma edição do ‘Natal Premiado’
As consequências da crise econômica ainda interferem na hora das compras de fim de ano. Os preços de Roupas, eletrônicos, acessórios e muitos outros itens que possam ser presenteados tem sido analisado com muito cuidado antes dos consumidores levarem os produtos para casa. Pensando nisso, a Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL, promete aquecer as vendas sorteando 1 Moto CG 160 e 10 vale-compras no valor de R$1.000,00 cada, no dia 06 de janeiro.
Segundo o Presidente José Raimundo Natividade, “a expectativa é de otimismo fomentando um movimento melhor para o comércio nesse fim de ano.”
A expectativa de um balanço melhor para as compras é também por parte do presidente da CDL de Salvador, Alberto Nunes. “Grande parte dos empresários espera vendas melhores nesse 2017. E há segmentos que terão demanda que justifica o incremento de mão-de-obra na equipe. De forma geral, o setor está mais otimista com um movimento maior que beneficia todos”, avalia Alberto.
Para conseguir atrair os clientes, lojistas precisaram se adequar às necessidades do público. É o caso da loja Leão dos Tecidos, que precisou se moldar para atender a demanda no natal, como conta a gerente Paula Silva: “o público gosta de variedade, por isso tivemos o cuidado de não repetir peças. Facilidade no pagamento como descontos e parcelamentos é outra modalidade para aquecer as vendas. Temos clientes que por falta de tempo não tem como vir na loja e nós levamos as peças até eles, avisamos por redes sociais, usamos esse diferencial”, afirma.
O esforço em agradar a clientela da Leão dos Tecidos é notada pelos clientes e dá resultado. Um exemplo disso é Jaíne Ferreira, que estava acompanhada de sua filha, e afirma: “realmente a loja oferece preço justo, peças diferenciadas e de extrema qualidade. Eu sempre escolhi roupas aqui e agora tem que ser para duas ”, risos.
Os eletrônicos também é mais uma opção para quem procura trocar algum aparelho ou até mesmo dar de presente.Dona Cristiane Medeiros (37), estava de olho nos smartphones e fez questão de saber o preço antes de levar. “Temos que ver se cabe no orçamento. Prezo muito pelo atendimento, é um cartão de visita para eu voltar.”
Tassio Henrique, gerente da lojas Guaibim, comprova que o atendimento é uma ferramenta indispensável: “É uma estratégia de confiança. Se é bem atendido, o cliente volta sempre. Percebemos que de novembro de 2016 para esse tivemos um crescimento de 36% e isso se deve também as ofertas que fazemos.”
Em contrapartida, existe quem prefira dar outro tipo de presente, como chocolates. Para Genivaldo Souza, dono da franquia da Cacau Show, “a gama de produtos que temos é forte. São lembranças que atende a todos os públicos, desde classe média baixa até a alta. Os preços cabem em todos os bolsos. Sentimos que a economia deu uma leve estabilizada e a possibilidade compra do consumidor deu uma respirada e chocolate é algo que todos podem levar para casa.”
Acessórios de moda a preços baixos também conquistam espaço entre homens e mulheres catuenses. Para ter essa informação, Adilton Conceição, proprietário da Loja Menina Biju, precisou fazer uma pesquisa de mercado e, por isso, destaca como os produtos unissex caíram no gosto do catuense: “A pesquisa foi importante para saber o que agradaria o público. Pulseira, brinco, colar, anel são baratos e conquistam da criança ao idoso. Por conta da situação econômica, oferecemos também a venda com o cartão de crédito, o que é bom para o bolso do freguês.”
Para quem gosta de decorar sua casa nas festividades de fim de ano, a Livraria Cultura oferece enfeites e arranjos para deixar a casa mais iluminada, e esse ao a loja traz novidades, “a procura por acessórios no natal é grande e pensando nisso, colocamos enfeites, bolas, presentes, e vários outros segmentos para os nossos clientes. Nossa meta é ofertar serviço a preços modestos, principalmente devido ao cenário no qual país ainda se encontra. Para melhorar, inauguramos o Armarinho cultura, que fica no fim da loja”, pontua o proprietário, Jair.
A CDL, junto aos lojistas do comércio de Catu, também quer ajudar o cliente de outra forma, como conta o Presidente, “além dos sorteios que faremos em janeiro, nós queremos limpar o nome dos nossos clientes. ” Para isso, foi instituída a campanha “LIQUIDA DE DÉBITO” com os associados lojistas, com o intuito de regularizar o débito dos clientes inadimplentes com até 80% de desconto da dívida.
Reportagem João Vitor Araújo
Edição de texto Donaire Verçosa