Cultura

Catuenses relatam lembranças dos últimos micaretas

A festa ficou quase vinte anos sem acontecer e a expectativa é grande para as novas e antigas gerações, para verem e reviverem a tradicional festa de rua.

Após 17 anos de pausa, Micareta de Catu volta à cidade com várias atrações que compõe a grade da BahiaTursa, e, graças a essa ausência de custos da Prefeitura, já qe os artistas compõem a maior receita para realização de um evento desse porte, tornando possível esse ano a realização da festa pois a gestão municipal está responsável apenas pela estrutura e organização não implicando em gastos significativos para os cofres públicos.

Com a retomada dessa festa que apesar da pausa de quase 20 anos, faz parte da cultura da cidade, as lembranças ficam latentes na memória dos catuenses, que já experimentaram a emoção dos grandes micaretas.

Rita Pinto, professora municipal aposentada e artesã, moradora e natural de Catu, relembra o micareta da gestão do ex-prefeito Antonio Pena, no ano 1996: ” no primeira micareta com a prefeitura sob o comando do saudoso Pena (In Memorian), a atração que movimentou a festa foi Chiclete com Banana, só que um fato curioso que eu lembro bem, foi que estavam todos, principalmente o público feminino, aguardando para ver as pernas do vocalista Bel Marques, mas a frustração foi grande porque ele veio de calça, e não de short como queriam…. Risos….” Destaca Rita. Veja a apresentação no ink a seguir: https://www.facebook.com/watch/?extid=CL-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&v=689152681229633

Já o cantor e instrumentista Elzo Júnior, relembra que no primeiro ano gestão do ex-prefeito Nardson, houve vários blocos da cidade, como: o Karas que saiu com Terra Samba, Kerfree que veio com asa de Águia, e o conhecido e amado bloco bicho saiu com chiclete com banana. ” Lembro de várias cenas divertidas e momentos emocionantes nesse micareta, que contou também com a apresentação das bandas, Curta Metragem e Valneijós.” Hoje Elzo trabalha como supervisor na indústria do Petróleo, morador do biarro Planalto, deixou a vida artística tem muito tempo, mas relata com saudades dos seus tempos de banda, e do micareta de Catu em questão de forma específica, já que foi justamente no ano pontuado de 1997, que ele se apresentou como artista com a Stillus, onde tocava axé e pagode.

A nova geração ainda não tinha visto a festa acontecer, e agora está ansiosa para ver como é o evento. É o caso de de Isaque Verçosa, 16 anos, e sua turma de amigos, com quem vai curtir o evento. “Estamos combinando ir ver todos os dias, e a expectativa é a melhor. Acho que deve ser como o carnaval, só que de porte menor. Mas enfim, vamos conferir.” Pontua. Veja o link a

O comércio vive já a expectativa da celebração e toda campanha de marketing das lojas já estão sendo direcionadas para as vendas de roupas, acessórios, calçados e uma infinidade de serviços, correlacionando-os ao micareta. É o caso da Leão dos Tecidos, que já começou a lançar a campanha da segunda quinzena do mês de setembro com tema micareta, e fez compras para renovar seu estoque de roupas desde o masculino ao feminino, com tendências que vão com certeza ser opção para quem quer aproveitar de forma confortável mas com muito estilo. ” Foi de ultima hora, mas deu tempo nos organizarmos, já fizemos pedido de olho no burburinho da festa, e já começamos a campanha, e tem mais novidades para chegar, principalmente para a mulherada, que gosta de se produzir em toda ocasião. Então já estamos em ritmo de festa, só aguardando o cliente vir para Leão dos Tecidos. Destaca Paula Silva, que é sócia minoritária da loja, que tem mais de 50 anos vestindo o catuense.

A Supermoda é outra loja que no mesmo dia que teve a confirmação da festa, lançou a divulgação da sua linha de calçados inspirados no micareta, e segundo o gerente Matheus Ferreira, ” fizemos um investimento para atender a turma, que com certeza vem em busca calçados confortáveis para aproveitar a festa mas sem dispensar a moda e o estilo. A supermoda quer dominar a avenida com seu desing de calçados, cores e modelos diversos, afinal como diz o nosso slogan: ” Tá na moda ser feliz” , e felicidade é o que com certeza vamos ver nesses 3 dias que vai acontecer o micareta, sem falar em outros setores como alimentação, hospedagem, comércio informal que vai também aumentar significativamente seu faturamento. A expectativa é grande nosso aqui na loja e de todo comércio.” Destacou. Veja link: https://www.instagram.com/reel/CidknH_DFwp/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Segundo o Prefeito Pequeno Sales “A festa é importante para movimentar a economia, atrair a população de cidades circunvizinhas, e circular o dinheiro” .

“O mercado está voltando no segundo semestre de forma muito mais forte, mas a expectativa é que o retorno 100% só ocorra no próximo ano, pois ainda temos déficit econômico grande por conta do período mais crítico da pandemia. As pessoas estão ávidas por eventos presenciais, precisamos dessas conexões”, reforça o Secretário de Desenvolvimento e Agricultura, Galbert Lima.

A micareta acontecerá de 23 a 25 de setembro com diversas atrações, dentre elas: Vitor Fernandes, Peu Pirata, La Fúria, Pablo, Adão Negro, Lincoln, Escanduras, Guig Ghetto, dentre outras.

INSCRIÇÕES PARA AMBULANTES

A partir de segunda-feira, 19 de setembro, interessados podem se dirigir a Secretaria de Agricultura, que fica localizada ao lado do Clube Cepe-Catu, na Aruanha, e fazer seu credenciamento para trabalhar na micareta. As orientações são do produtor e diretor de eventos da Prefeitura Cristiano Sampaio.

Relembre a festa nos links a seguir:

Donaire Verçosa

Dir. Jornalismo do Site Catu Acontece. Graduada e de família Catuense! Prezo pelo jornalismo imparcial.