Catu: SMEC anuncia volta às aulas presenciais na próxima segunda
Calendário de retorno inclui acolhimento aos profissionais da Educação e aos alunos da Rede.
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Catu, iniciou os preparativos para a volta às aulas da rede, que já tem data marcada para o próximo dia 04 de outubro.
Após um ano e meio fora da sala de aula, profissionais e alunos aguardam com expectativa a chegada desse momento. É o caso de Sandra Regina Souza, mãe de cinco filhos que estudam na Rede Municipal.
A moradora do Santa Rita não esconde o medo da contaminação com a Covid-19, mas entende que é necessário a volta às aulas. “Eu tenho consciência de que a vida precisa seguir adiante, e reconheço que a volta às aulas, embora nos cause um certo medo, precisa acontecer, porque tudo já voltou ao normal”.
Para o retorno das atividades, a SMEC realizou um cronograma de atividades com os profissionais da Educação, que envolveu atividades de acolhimento, planejamento para a fase semipresencial, e também realizará acolhimento aos estudantes com atividades que priorizem as competências socioemocionais e treinamento para as novas rotinas.
“Tudo tem sido construído coletivamente através de reuniões com Comissão Intersetorial, como também com momentos de acolhimento dos profissionais e trabalhadores de Educação. Em razão do atendimento aos protocolos, o quadro de pessoal de apoio foi ampliado para atender as necessidades de acompanhamento no transporte escolar, manipulação e entrega da merenda escolar e apoio, acompanhamento aos alunos com necessidades educacionais especiais e para higienização das Unidades de Ensino. Tudo realizado com o objetivo de possibilitar o retorno seguro para todos. Entendemos a importância desse retorno para uma retomada do processo de ensino e aprendizagem que foi muito afetado durante esses longos meses sem aulas presenciais. Acreditamos que esse retorno vai ser benéfico para a Rede Municipal de Ensino”, afirmou a Secretária da pasta, Rosa Sales.
A equipe da Vigilância Sanitária, responsável por realizar a inspeção em todas as unidades escolares públicas e privadas, garante que os cuidados necessários para a volta às aulas com segurança já está acontecendo. “A Visa tem tomado todas as medidas necessárias para a retomada das aulas nas escolas públicas e privadas. Já iniciamos as vistorias de praxe em prol da prevenção da doença. Isso certamente vai garantir mais segurança para os alunos, profissionais da Educação, bem como os familiares”, afirmou a Enfermeira, Márcia Rabelo.
O município de Catu já tem 37.691 vacinados com a primeira dose, o que representa 68,3% da população. Aqueles que já concluíram o esquema vacinal somam 20.734, representando 37,6% dos catuenses.
Com o avanço da vacinação dos profissionais da Educação e parte dos alunos, a PMC através da SMEC se sente preparada para um retorno mais seguro às aulas presenciais.
Fonte: Ascom PMC