Catu: SESAU realiza vacinação contra Meningite Meningocócica C e HPV nesta terça-feira
Vacinação acontecerá nas Unidades de Saúde. Vacina contra o HPV acontecerá até 11 de maio.
Crianças a partir de um ano até 19 anos serão vacinadas contra a meningite meningocócica tipo C, nesta terça-feira (03), em Catu. A vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde, das 08h às 14h, e atende a determinação do Ministério da Saúde, que em somente neste ano de 2022, até a Semana Epidemiológica 11, confirmou 23 casos da doença, com três óbitos, resultando em uma taxa de letalidade de 13%. Dentre as meningites bacterianas, quatro casos foram confirmados como Doença Meningocócica. Os casos são procedentes dos municípios de Lauro de Freitas (1), Salvador (1), São Gabriel (1) e Teixeira de Freitas (1).
Diante do cenário epidemiológico o Ministério, em comum acordo com a Secretaria de Estadual da Saúde e Comissão Intergestora Bipartite, recomendam a realização de intensificação vacinal para este público de um a 19 anos, devendo ser elegíveis todas as pessoas que não tiverem histórico vacinal de, pelo menos, uma dose da vacina meningocócica contendo o componente/sorogrupo C.
A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas.
A meningite é uma inflamação nas meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A meningite meningocócica é uma infecção pela bactéria Neisseria meningitidis e pode atingir pessoas de qualquer faixa etária.
A transmissão da doença meningocócica é feita por gotículas ou secreções do nariz e gargantas de pessoas contaminadas pela bactéria.
A pessoa infectada apresenta os seguintes sintomas e sinais, como: febre; rigidez na nuca; dor de cabeça; mal-estar; náusea e vômito; confusão mental; sensibilidade à luz; dores intensas ou dores nos músculos, articulações, peito ou barriga; manchas vermelhas na pele, parecidas com picadas; respiração rápida; calafrios.
HPV
No mesmo dia também acontecerá a vacinação contra o câncer provocado pelo HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano), em meninas de nove a 25 anos de idade e mulheres profissionais de Saúde.
O HPV é um vírus altamente transmissível que infecta a pele ou as mucosas (oral, vaginal e anal) através do contato sexual, com ou sem penetração. A transmissão também pode ocorrer da mãe para filho no momento do parto. Este vírus é responsável principalmente pelo câncer de colo de útero, além do câncer de vulva e vagina. Nos homens há o risco maior de tumores de ânus e orofaringe, além de verrugas genitais, ao serem contaminados.
A vacina contra o HPV quadrivalente protege contra os quatro tipos mais comuns de HPV. São eles: HPV 6 e 11, que causam o surgimento de verrugas vaginais e anais; e HPV 16 e 18, de alto risco, que ocasionam o câncer do colo de útero.
A vacinação contra o HPV acontecerá até o dia 11 de maio.
Para ser vacinado contra a Meningite Meningocócica C e o HPV é preciso apresentar a Caderneta de Vacinação, Cartão SUS atualizado e Documento de Identidade.