CATU: Secretaria de saúde anuncia calendário de vacinação contra influenza
A Secretaria Municipal de Saúde, anuncia a 24ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza.
No calendário é possível identificar os grupos, e datas da vacinação.
A Influenza é uma doença respiratória grave que pode evoluir para formas mais graves e chegar a óbito. As pessoas que compõem o grupo prioritário estão ainda mais vulneráveis à doença.
Os vírus influenza são transmitidos facilmente por pessoas infectadas ao tossir ou espirar. Existem três tipos de vírus influenza: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionada com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfíce, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, atualmente os subtipos A(H1N1)pdm09 e A(H3N2) circulam de maneira sazonal e infectam humanos.
Os sintomas da iinfluenza são habitualmente de aparecimento súbito, como:
Calafrios
Mal-estar
Cefaleia
Mialgia
Dor de garganta
Dor nas juntas
Prostração
Secreção nasal excessiva
Tosse seca
Podem ainda estar presentes na gripe (influenza) os seguintes sinais e sintomas:
Diarreia.
Vômito.
Fadiga.
Rouquidão.
Olhos avermelhados e lacrimejantes.
VACINAÇÃO
Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é considerada a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.
*É importante notar que nem todas as pessoas com gripe observarão a febre.
Veja o calendário da vacinação em Catu:
Fonte; Saúde Brasil/PMC