Comunidade

Catu: Primeiro Sarau “Faça Bonito” enfatiza a Luta Contra a Exploração e Violência Sexual infantil

O evento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a secretaria de Educação e Cultura,

Um Sarau foi realizado na manhã de hoje, 17 de maio, em frente ao Palco da Aruanha em Catu-BA, organizado pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a secretaria de Educação e Cultura, fazendo alusão ao FAÇA BONITO, uma Campanha criada em 2000,  visando o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A data de 18 de maio rememora a menina Araceli Crespo, assassinada em 1973 após ter sido violentada. O símbolo da campanha é uma flor amarela, representando a fragilidade e a necessidade de proteção das crianças.

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 e é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro.

O Sarau teve como objetivo abordar as múltiplas necessidades das políticas públicas voltadas para o atendimento infantil no município de Catu-BA enfatizando a luta contra exploração sexual infantil, destacando a importância de sensibilizar, informar e convocar a sociedade a defender os direitos das crianças e adolescentes.

O evento iniciou com uma apresentação da fanfarra do Jecelino Nogueira, seguida de participações criativas e emocionantes das escolas municipais de Catu: Pestalozzi, Gilberto Alves, Cônego Dimantino, Geminiana Assunção, Jorge Luís, Themístocles Goes, Laura Batista, Maria Gabriela, Raimundo Mata, Anna Bitiencourt e Helena Araújo. As crianças e adolescentes deram voz e interpretação ao tema do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Ao longo dos anos, a campanha Faça Bonito alcançou centenas de municípios, promovendo a conscientização e a mobilização da sociedade.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Jucicleide Bezerra, “foi um evento repleto de criatividade e sensibilidade, onde as crianças e adolescentes de Catu mostraram, de maneira brilhante, seu compromisso e envolvimento nessa importante causa. Eles literalmente fizeram bonito nesta ação, reforçando a necessidade de proteção e cuidado com nossas futuras gerações.” Destacou.

O Sarau teve a presença 260 crianças participativas no evento.

Redação