Comunidade

Catu: Evento “Debatendo em Rede” fortalece a importância de ações sincronizadas entre as secretarias para garantia dos direitos das crianças e adolescentes

O intuito é fomentar ações entre as secretarias que garantam o bem-estar e assegure o direito das crianças e adolescentes em Catu.

A  Secretaria Municipal de Assistência Social ( SEMAS) realizou na manhã desta segunda – feira, 31,  a comemoração dos 33 anos do “Estatuto da Criança e do Adolescente” que fez aniversário no dia 13 de julho, com a 1° edição do Debatendo em Rede, para fomento de políticas públicas que fortaleçam a educação, bem – estar, saúde e evolução segura em todos os âmbitos paras as crianças e adolescentes do município.

O encontro aconteceu no Auditório  da Secretaria de Educação  e Cultura, no Centro Administrativo da Cidade,  na Aruanha, abordando os avanços e desafios dentro do que foi estabelecido pela lei  lei 8.069/90 ,13 de Julho de 1990.

No debate,  integrantes da Semas referiu – se a  importância do estatuto e como as leis estão sendo aplicadas  com  suas intervenções através das políticas públicas na cidade de Catu.

A Coordenadora do Centro de Referência Especializado em Assistência social “CREAS”  Pedrina Marilan da Silva, destacou  o artigo 4° que: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação ,ao esporte, ao lazer à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. Pontuou Pedrina.

O ECA  trouxe outros instrumentos legislativos que norteiam a proteção, defesa e garantia direitos de crianças e de adolescentes, mas também  os desafios que encontram é a falta de apoio da família e a reincidência da violação de direitos contra as criança e adolescentes,  que  é o principal objetivo dentro do sistema de garantia de direitos que integram é articular estratégias para a proteção e segurança quando se encontram violados.

 Na oportunidade o Secretário de Esportes, Juventude e Lazer Adonay Silva, destacou a importância do trabalho de rede, educação, esporte, saúde e o social juntas fomentarem  ações  que garantam de forma orquestrada e segura os direitos das crianças e adolescentes no município, Veja no link a seguir: https://www.instagram.com/reel/CvX25NYLvs5/?igshid=M2MyMzgzODVlNw==

Na oportunidade, os alunos da Casa da Música, executaram uma dinâmica musical  liderada pelo professor Nailton Nascimento do Carmo,  que preside as oficinas, protagonizaram uma encantadora apresentação musical. O Projeto  contempla crianças em situação  de vulnerabilidade social, proporcionando aulas de canto e instrumentos na casa da música, localizada ao lado da Astape, Rua Simões Filho, na Aruanha.

O evento contou com a presença da primeira-dama e secretária da Pasta Social Jucicleide Bezerra, que foi quem ascendeu a vela do bolo e em seguida puxou os parabèns pelo aniversário do ECA.

Sobre o ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente completou 33 anos no dia 13 de julho. Em mais de três décadas, o ECA trouxe conquistas importantes para a proteção e promoção da infância e da juventude no país, como o acesso à educação e a redução da mortalidade e do trabalho infantil.

O estatuto reafirma a responsabilidade da família, da sociedade e do Estado de garantir condições para o desenvolvimento de meninos e meninas.

Redação