Política

Catu: eleitor opta por fortalecimento do perfil oposicionista na Câmara Municipal e elege Pequenos Sales prefeito

Renovação na Câmara Municipal e eleição da maior bancada oposicionista das últimas décadas, aponta para exigência de maior fiscalização e preservação de conquistas.

Por Jorge Andrade

Pequeno Sales- prefeito eleito- PTB

Catu tem novo prefeito. Com 52,41% dos votos válidos, o Vereador Pequeno Sales conquistou a cadeira Executiva e conduzirá o destino de Catu nos próximos quatro anos. O médico e Vice-Prefeito Dr. André Marques, obteve 13.199 votos, que correspondem a 45,62% dos votos válidos. Abstenções, votos brancos e nulos somaram 11,88% dos votos.

No atual pleito disputado, o que de fato chamou atenção nas eleições municipais de Catu foi o grau de renovação e a opção exercida pelo eleitor em manter as forças de situação fortemente representadas na Câmara Municipal. A base de apoio do prefeito Gera Requião (PT) e de seu vice-prefeito, Dr. André Marques, conseguirá ocupar 11 das 13 cadeiras do legislativo.

Isso significa, caso os partidos mantenham-se fiéis a opção do eleitor e as suas escolhas, que a futura oposição contará com um altíssimo grau de poder sobre a pauta legislativa e a aprovação de projetos de lei.

Entre nomes novos e veteranos, os eleitores firmaram um forte contraponto que deverá fiscalizar as ações do executivo e propor projetos que garantam a continuidade administrativa do município que, nos últimos oito anos, sob o comando de Gera Requião, conseguiu superar duas grandes crises nacionais, e manter suas contas totalmente equilibradas.

Câmara de Vereadores de Catu

Novo Bloco de Oposição

A chegada de nomes novos e a mescla com figuras já experientes, impõe à Câmara Municipal uma nova feição. O Partido Social Democrata – PSD conseguiu três cadeiras – Jesse do Popular, Nego Zezinho e Neto Cachorrão; Podemos, com duas cadeiras – Eneas Medeiros e Neném de Iozinho – Esses nomes somam-se a Rubens de Pau Lavrado – PT, Lyon – PSB, Paulo de Cacinho – PSDB, João do Ônibus – PDT e o Patriotas conseguiu uma cadeira, ocupada por Van de Ninga. São 10 vereadores de Oposição contra três cadeiras que serão ocupadas por parlamentares da base de apoio do prefeito eleito: Elinton Papai – DEM, Eliege – DEM e Nil Prefeitura – PTB.

Com a formação, o prefeito Gera Requião e seu vice, repetem numericamente a mesma composição dos últimos quatro anos. entretanto, resta saber se os vereadores eleitos se manterão fieis às suas bases, e a escolha dos eleitores que os colocou em oposição ao próximo prefeito. A opção revela o desejo de que haja fiscalização, e uma maior atuação do legislativo a partir de 2021. Demonstra ainda o desejo de preservação dos avanços alcançados pela gestão petista que, em oito anos aprimorou o Sistema de Saúde, Educacional e manteve rigorosamente as finanças municipais em dia, com os funcionários recebendo muitas vezes antecipadamente, principalmente em datas que antecedem a datas festivas e feriados prolongados.

Por Jorge Andrade