Comunidade

Catu é destaque no ranking da transparência fiscal

Município baiano se classifica entre os 25 melhores do país

Catu, na Bahia, conquistou um lugar de destaque ao ser classificado entre os 25 melhores municípios do país no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. A avaliação, realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional, reflete o compromisso com a transparência e a gestão eficiente dos recursos públicos por parte da Prefeitura Municipal de Catu.

A informação foi divulgada pelo  o ranking  da qualidade da Informação  do Sistema Contábil  e Fiscal no Siconfi   é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional – STN – cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros. Veja o link a seguir da divulgação oficial das redes do sistema: https://www.instagram.com/p/Cwfg11yAt2Q/?igshid=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D

Print redes sociais do siconfi

A finalidade dessa publicação é fomentar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados que são utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

A conquista é um sinal do compromisso da administração municipal em fornecer informações contábeis e fiscais precisas, buscando manter uma postura transparente perante seus cidadãos. O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal é uma importante ferramenta que evidencia a responsabilidade das gestões municipais em apresentar dados precisos e detalhados sobre suas finanças e despesas.

Controlador Kleber Souza Prefeitura de Catu

Segundo o Controlador Geral do Município de Catu Kleber Souza, que é Bacharel em ciências contábeis(Ufba e Pós graduação em gestão pública municipal- Uneb e em controle interno municipal- unipublica, Pós-graduando em licitações e contratos): “ A Prefeitura Municipal de Catu evoluiu no que diz respeito a prestação de contas apresnetando uma melhor qualidade as informações contábeis geradas pelo município, e o cumprimento de aspectos da  Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, saindo da posição 80, referente ao ano base de 2021/2022 e indo para 11º no estado, demonstrando  comprometimento e garantindo assim,  que o município atenda aos critérios exigidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.” Disse Kleber.

O controlador ainda destacou que atualmente o município com relação a prestação de contas a nível nacional, ocupa no ranking Siconfi, a colocação 739º. Ao todo, o Brasil possui 5.565 municípios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Redação